Bancários paralisam Itaú em Maceió para exigir condições de trabalho

Para Sindicato, clima na agência Centro é de inferno

Os bancários paralisam desde o início da manhã desta quarta-feira (3)a principal agência do Itaú em Maceió e protestam contra o forte calor e as péssimas condições de trabalho. Há vários dias os funcionários, clientes e usuários vêm enfrentando um ambiente bastante insalubre na unidade, devido a problemas na climatização, que já deveria ter sido consertado.

A agência é a de nº 0369, localizada na Rua do Sol. A paralisação contou com o apoio e a participação dos vigilantes, que enviaram representantes do seu sindicato.

“Parece mentira, mas o maior banco privado do país, que já lucrou R$ 15 bilhões só este ano, não tem competência para resolver em tempo hábil um defeito no sistema de ar. É um total desrespeito com os trabalhadores e os clientes, que contribuem para enriquecer os acionistas”, disse Cláudio Gama, diretor do Sindicato dos Bancários de Alagoas e funcionário do Itaú.

O presidente do Sindicato, Jairo França, também lamentou a postura do banco e disse que outras paralisações acontecerão se a empresa não resolver o problema. “Não bastam as demissões, as metas abusivas, o assédio moral e tantas outras mazelas cometidas pela empresa contra os empregados, e ainda querem que os colegas trabalhem em um clima de inferno”, afirmou.

Esse tipo de problema já aconteceu com a mesma agência, há cerca de um ano. Na época, o Sindicato também teve de paralisar as atividades e fazer denúncias para que o banco resolvesse. Sempre que se aproxima o verão e o clima esquenta, agências do Itaú apresentam problemas na climatização, devido ao descaso e a falta de planejamento do banco.

Durante a paralisação e os protestos desta quarta-feira, os diretores do Sindicato distribuíram um abano aos funcionários e clientes, no qual estão impressos vários direitos dos usuários, sendo uma delas a “Agência devidamente climatizada” (Lei Municipal 5499/2006).

O Sindicato orientou as pessoas a denunciarem o Itaú ao Procon e fazerem reclamações à ouvidoria do banco, através do telefone 0 800.

A paralisação se estenderá até o final do expediente bancário. Caso o banco não solucione o problema da climatização até o final desta semana, o Sindicato e os funcionários voltarão a paralisar a agência na semana que vem, desta vez por dois dias.

“O recado está dado. Estamos de olho”, disse o presidente do Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram