Bancários do HSBC protestam em Cuiabá na Jornada Internacional de Luta

(Cuiabá) Os bancários da maior agência do HSBC em Mato Grosso, localizada na capital do Estado – Cuiabá – realizaram nesta segunda-feira, 10, um protesto para marcar o Dia de Luta contra o aumento da jornada e contra as metas abusivas do banco em toda a América Latina.

O protesto faz parte da Jornada Internacional de Luta, encampada pelos trabalhadores do banco em todos os países onde há agências do banco.

“Temos como nossa grande missão, protegermos nossos empregos e ainda lutar pela garantia de condições dignas e respeitosas de trabalho”, afirma o secretário jurídico do Sindicato e bancário do HSBC em Cuiabá, Eduardo Alencar.

A Jornada Internacional de Luta foi definida durante a 3ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Para se ter uma idéia, em todo o país, somente no HSBC, foram demitidos neste mês (dezembro) 90 bancários, sendo que a maioria, sem nenhuma razão que justificasse tal ação. “Aqui em Cuiabá, o Sindicato em conhecimento de que uma funcionária do banco foi demitida após prestar e ter comprovada, sua competência profissional”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso, Arilson da Silva.

Para o Seeb/MT, a atitude do HSBC no Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai se encaixa num termo muito utilizado nos últimos anos por empresas que visam unicamente o lucro, sem se responsabilizarem com seus trabalhadores ‘o enxugamento da mão-de-obra’. “Não podemos deixar que atitudes como essa se tornem regra num banco como o HSBC, que tem crescido cada vez mais no mercado financeiro”, pondera Arilson.

Nesta segunda-feira, o protesto foi realizado na agência Centro do HSBC em Cuiabá, na Avenida Getúlio Várgas. Junto aos bancários os sindicalistas paralisaram o atendimento por 1h (das 11:15h às 12:15h). Durante esse período, foi realizada uma reunião com os trabalhadores do bancos a fim de informar sobre as atitudes adotadas pelo HSBC em toda a América Latina.

“A categoria saiu muito mais esclarecida após a realização da atividade. Sabemos que luta é a nossa maior força e a nossa principal maneira de conquistar o respeito que merecemos”, sintetiza Eduardo Alencar.

A Jornada Internacional de Luta na América Latina começou nesta segunda-feira no HSBC e acontece durante toda essa semana. Em Mato Grosso os bancos que fazem parte da Rede Global Bancária são HSBC, Banco do Brasil, ABN Real, Santander, Itaú e Unibanco.

Fonte: Neila Gonçalves – Seeb MT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram