Bancários de Pernambuco fazem atos em Boa Viagem nesta quarta

(Recife) O Sindicato dos Bancários de Pernambuco promove, nesta quarta-feira, 5, atos de mobilização em nove agências do corredor financeiro de Boa Viagem, a partir das 10 horas. Com emboladores e distribuição de material didático sobre a campanha e os direitos do consumidor de serviços bancários, a idéia é estabelecer uma ponte entre a categoria e os clientes/usuários.

País afora, acontecem manifestações no dia em que ocorre a segunda rodada de negociação do Comando Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro com a Fenaban – Federação Nacional dos Bancos, em São Paulo – a primeira na qual a pauta é remuneração. Leonardo Espíndola, secretário de Finanças do Sindicato, representa Pernambuco no Comando Nacional.

No último dia 30, bancários e banqueiros discutiram segurança, saúde, prevenção de assédio moral/violência organizacional e igualdade de oportunidades. Houve avanços pontuais que serão explicitados por comissões bipartites. Pela primeira vez, os banqueiros admitiram que a negociação por ramo (financeiro) é inevitável, mas alegaram necessitar delegação das financeiras e outros segmentos para fazê-lo.

Também nesta quarta, desta vez em Brasília, acontece a Jornada de Lutas pela Isonomia de direitos nos bancos públicos. Entre outras atividades, Contraf-CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, federações e sindicatos de bancários entregam à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, abaixo-assinado com 22 mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei 5259/2005, em tramitação.

De autoria do ex-deputado e hoje senador pelo PCdoB, Inácio Arruda (CE) e do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), o projeto já tem voto favorável do relator no substitutivo, deputado Tarcísio Zirmmermann (PT-RS), e está na pauta de votação. Estabelece direitos iguais para todos os empregados, antigos e novos, dos bancos do Brasil, do Nordeste, Basa e da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Seec PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram