Bancários de Itaú Unibanco e Santander têm mobilização internacional nesta quarta

Nesta quarta-feira, 16, os trabalhadores de Itaú Unibanco e Santander da América Latina estarão mobilizados para mais um dia da Jornada Internacional de Lutas. Os bancários exigem o fim das práticas antissindicais dos bancos multinacionais, que agem contra o direito de livre organização dos trabalhadores ao perseguir e demitir aqueles que se aproximam do movimento sindical, desrespeitando as leis trabalhistas dos países e diversas normas internacionais.

Os bancários do Itaú Unibanco de São Paulo farão as atividades na quinta 17. Estarão concentrados nos centros administrativos do Itaú e Unibanco, assim como nos prédios da Patriaca e Boa Vista, ambos no centro da cidade.

As manifestações começaram nesta segunda, 14, com os funcionários do Banco do Brasil, e continuaram com as mobilizações dos bancários do BBVA, realizadas nesta terça, 15. A Jornada se encerra nesta quinta-feira, 17, com as manifestações dos funcionários do HSBC e da Rede de Bancos Públicos.

A realização da Jornada de Lutas foi decidida durante a 5ª Reunião Conjunta de Redes Sindicais de Bancos Internacionais, cuja segunda etapa foi encerrada no dia 2, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. O evento reuniu sindicalistas de vários países da América e da Espanha e foi realizado em duas etapas: a primeira em Santiago, no Chile, nos dias 26 e 27 de novembro, reunindo bancários de Itaú Unibanco, HSBC e BBVA. A segunda congregou trabalhadores do Santander, Banco do Brasil e da Rede de Bancos Públicos.

“Os trabalhadores voltam às ruas para mostrar que não aceitam o movimento dos bancos contra o direito de organização sindical. Vamos utilizar todos os meios ao nosso alcance para garantir nossos direitos, intensificando agora o uso de instrumentos internacionais como as denúncias para OIT e a OCDE”, afirma Ricardo Jacques secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT. “Continuamos apostando na abertura de processos de negociação internacionais e na assinatura de acordos marcos globais para preservar os direitos dos bancários”, acrescenta.

Veja o calendário da jornada, aprovado pelos trabalhadores na plenária final do evento:

Quarta – dia 16 – Itaú Unibanco e Santander
Quinta – dia 17 – HSBC e Bancos Públicos

Boletins específicos já estão disponíveis

O evento definiu também a divulgação de materiais unitários para a Jornal Internacional de Lutas. Produzidos pelo departamento de imprensa da Contraf-CUT, os boletins estão disponíveis na seção de Publicações do site da confederação nas versões em português e espanhol.

Confira os links para o material específico de cada banco:

Banco do Brasil
Português
Espanhol

Itaú Unibanco
Português
Espanhol

Santander
Português
Espanhol

HSBC
Português
Espanhol

Bancos Públicos
Português
Espanhol

BBVA
Espanhol

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram