Bancários brasileiros enviam mensagem de apoio a grevistas do HSBC na Coreia

A Contraf-CUT e os bancários brasileiros apoiam a luta dos trabalhadores do HSBC na Coreia por melhores salários. Organizados pela entidade sindical KFCLU, eles decidiram entrar em greve na última semana, num esforço para trazer a empresa para a mesa de negociações.

Desde então, surgiram relatos de que a empresa teria recrutado bancários aposentados e funcionários da filial de Hong Kong para substituir os grevistas, uma prática antissindical que inclusive desrespeita as leis da Coreia. As negociações entre trabalhadores e o banco começaram em junho de 2009. No entanto, desde o dia 7 de janeiro, o banco não aceitou mais realizar nenhuma reunião com os bancários.

“Esse é um exemplo da política global praticada pelos do HSBC, que desrespeita e explora seus trabalhadores em todo o mundo”, afirma Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT e funcionário do banco inglês.

A UNI Sindicato Global disponibilizou uma página com um formulário para que os trabalhadores de todo o mundo possam enviar mensagens para o presidente do grupo HSBC, Stephen Green, cobrando a reabertura do processo de negociações. “Enquanto os executivos do banco ao redor do mundo continuam a receber altos bônus, a despeito do fato deles terem orquestrado a crise financeira global, o HSBC se recusa a discutir um aumento salarial decente para os trabalhadores de sua filial na Coreia”, diz a mensagem.

“Os bancários brasileiros são solidários às reivindicações dos colegas da Coreia e é importante que enviemos o máximo possível de mensagens para pressionar a direção do banco”, diz Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT.

Para enviar uma mensagem ao HSBC, acesse o link abaixo:

http://www.uniglobalunion.org/Uniindep.nsf/ProtestHSBCKorea?OpenForm

Veja abaixo o conteúdo da carta em português:

Caro Sr. Green,

Fui informado pela UNI Sindicato Global, entidade sindical a que sou filiado, que os trabalhadores do HSBC na Coréia do Norte estão neste momento tentando negociar com o HSBC por um aumento salarial decente através de negociação coletiva. Estou ciente de que os trabalhadores estão exercendo seus legítimos direitos de fazer greve como resultado da quebra das negociações coletivas pelo HSBC e a direção do banco tem sido acusada de estar agindo ilegalmente para prevenir a greve.

Ofereço todo o meu apoio e solidariedade para nossos colegas sindicalistas da KFCLU e aos bancários do HSBC na Coréia.

Insisto para que você garanta que o HSBC Coréia estabeleça um processo de negociação coletiva de boa fé com nosso sindicato KFCLU e ofereça um aumento salarial decente para os bancários. Insisto ainda para que você estabeleça um diálogo significativo com o KFCLU e resolva esta disputa de forma urgente.

Atenciosamente

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram