Banc rios participam do 3§ Encontro Nacional da Juventude Cutista

(São Paulo) Bancários de todo o país participaram no último final de semana do 3º Encontro Nacional da Juventude Cutista. O evento reuniu cerca de duzentos sindicalistas e foi realizado na sexta e sábado passados, dias 2 e 3 de fevereiro.

 

“O número de participantes do Encontro foi muito expressivo e as discussões foram excelentes porque deram muita munição para os jovens sindicalistas aplicarem no dia-a-dia de sua militância. Os novos dirigentes estão cheio de gás e, do Encontro, ficou o desafio para nós, que é organizar o Coletivo da Juventude nos Estados e elaborar uma pauta para os jovens bancários, por meio da Contraf-CUT”, comentou Adriana Magalhães, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenadora do Coletivo Juventude.

 

Segundo ela, os bancários do país estavam bem representados, com jovens sindicalistas do Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. “Isto reflete a organização da juventude no nosso ramo”, disse.

 

O Encontro foi aberto pelo presidente da CUT, Artur Henrique, pelo o presidente da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de SP), Nivaldo Santana e o representante da Juventude Petista, Rafael Pops.

 

Entre os temas debatidos estavam o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a importância da organização da juventude cutista e a necessidade dos sindicatos se debruçarem sobre a temática, incluindo a questão dos jovens nos acordos coletivos.

 

No segundo dia, a professora Suzana Sohenzewi, economista do Dieese, e o representante da Secretária Nacional de Juventude do Governo Federal, Danilo Caro, participaram dos debates.

 

Suzana apresentou um diagnóstico nada animador sobre a situação dos jovens no Brasil. Danilo Caro falou sobre as ações do governo no que se refere às políticas públicas de emprego e educação. São mais de 70 ações em todo o país.

 

Ao final do encontro foi eleito o novo Coletivo Nacional da CUT, que coordenará os trabalhos nos próximos três anos. “Originalmente, o Coletivo tinha treze componentes e agora foi ampliado para dezessete. Cabe ressaltar que os bancários estão representados no Coletivo Estadual da CUT, com Karina Carla”, finalizou Adriana.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram