Banc rios do Nordeste negociam com o Ita£

(Recife) Em reunião periódica com o RH do Itaú, sindicatos do Nordeste discutem endividamento, contratações e planos de saúde e odontológico. Pelo menos, este compromisso vem sendo cumprido até agora: as reuniões mensais entre representantes dos empregados e do setor de Recursos Humanos do Itaú no Nordeste continuam.

 

O mesmo não se pode dizer, contudo, do compromisso assumido pela Unimed – Uniplan, plano de saúde dos funcionários da empresa. Na última reunião, em maio passado, o gerente de negócios, Edinaldo Almeida, garantira que a burocracia para obtenção de autorizações seria minimizada, com a possibilidade de acessá-las pela Internet, por exemplo. Tudo não passou de discurso e os empregados continuam sofrendo com os mesmos problemas. Pior: os representantes da seguradora sequer compareceram à reunião desta quarta, 21.

 

O encontro contou com a presença de representantes dos sindicatos do Ceará, Paraíba e Pernambuco; da gerência regional de Recursos Humanos da empresa; e da Interodonto, plano de assistência odontológica. Com o banco, foram tratados temas como o endividamento dos funcionários e isenção de tarifas; sobrecarga de trabalho, assédio moral e a necessidade de mais contratações; e o processo de transição do pessoal do Bank Boston. Os sindicatos cobraram a manutenção dos direitos do pessoal do Bank Boston e que estes benefícios sejam estendidos aos demais trabalhadores da empresa.

 

O banco garantiu apenas que não demitiria e que ninguém teria prejuízo financeiro. Mas já anunciou que todos os empregados passarão a ser atendidos pela Uniplan-Unimed, inclusive os do Bank Boston, que tinham um plano melhor.

 

Outro ponto de discussão foi o endividamento dos funcionários e as altas taxas pagas pelos serviços. ‘Os empregados pagam, hoje, praticamente o mesmo que pagam os clientes’, afirma Maria José Leódido, diretora do Sindicato. Os representantes da empresa garantiram que já havia um grupo de estudo para analisar a possibilidade de tarifas especiais para os funcionários. E que, em relação às dívidas, eles tinham um programa de refinanciamento à disposição, o Refis.   

 

Plano odontológico

Em relação ao plano odontológico, a principal queixa dos trabalhadores é quanto ao atendimento e à rede de credenciados. O representante da Interodonto, Paulo César Rezende, garantiu que a rede já fora ampliada e que os novos livros com atualização dos credenciados chegariam nas próximas semanas até os associados.

 

Também garantiu que havia uma equipe realizando visitas às capitais e principais cidades do Nordeste para analisar os problemas e a possibilidade de ampliar ainda mais o credenciamento. Sugeriu aos trabalhadores que todas as reclamações fossem registradas na central de atendimento da empresa: 0800 168900.

 

Fonte: Seec Pernambuco

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