Aposentados do RS manifestam apoio a candidatos da Cabesp

(Porto Alegre) Por unanimidade, os aposentados do Banespa no Rio Grande do Sul, reunidos no último sábado, dia 8, em Porto Alegre, definiram quem irão apoiar nas eleições da Cabesp, cujas cédulas de votação estão chegando nas casas dos associados e deverão ser enviadas via correio até o próximo dia 21. Para os gaúchos, em time que ganha não se mexe. Por isso, eles apóiam os candidatos que representam o time que preservou a Cabesp. São eles: José Oscar Boldo para diretor financeiro, Wagner Cabanal para diretor administrativo, e Gilberto Pirillo ou Cristiano Meinbach para o Conselho Fiscal.

A decisão foi tomada após reunião realizada na sede do Esporte Clube Banespa de Porto Alegre, que ocorreu depois do almoço de confraternização de fim de ano. Boldo e Wagner Cabanal também compareceram, juntamente com os representantes da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa, Herbert Moniz, Sérgio Zancopé e Oliver Simioni, o diretor financeiro do Banesprev, Walter de Oliveira, o ex-diretor da Cabesp e presidente da Afubesp, Paulo Salvador, os diretores do Sindicato dos Bancários, Ademir Wiederkehr e Orlando Ribeiro, e o diretor da Contraf-CUT, Paulo Stekel.

“Apoiamos esses candidatos porque estiveram lado a lado conosco na luta contra a privatização do banco e pela manutenção da Cabesp”, afirma o presidente da Associação Gaúcha dos Aposentados do Banespa (Agabesp), Paulo Cardoso. “Esse time garantiu a continudade da Cabesp, melhorou a situação financeira da entidade e implantou o Cabesp Família”, recorda.

“Com esse time, vamos continuar avançado, de forma segura, sem aventuras”, ressalta Cardoso. “Esses candidatos defendem uma reforma estatutária com o direito de eleger aposentados para a diretoria da Cabesp, a revisão da co-participação e a abertura de novos planos com regras específicas para os funcionários admitidos após a privatização.”

Para o presidente da Agabesp, tudo isso vai exigir mobilização e a busca de negociação com o Santander. “O que não podemos é apelar para o tapetão, como fizeram esses dois aposentados que estão concorrendo sub judice. Isso abre um perigoso precedente. Imagine se o Santander também resolve ir para a Justiça, tentando derrubar o que não interessa para os espanhóis no estatuto?”, questiona. “O caminho para mudar o estatuto é o diálogo e não a via judicial”, alerta.

Os gaúchos também decidiram subscrever o “Manifesto dos Aposentados por uma Cabesp Segura”, lançado por colegas de São Paulo. O objetivo é chamar os aposentados a apoiar o movimento. “Não podemos colocar a Cabesp em risco e abrir um processo de insegurança e incerteza”, conclui Cardoso.

Fonte: Seeb Porto Alegre

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram