Real e Santander foram alvos de protestos em Porto Alegre

(Porto Alegre) A manutenção do emprego e a melhoria das condições de trabalho foram os temas do protesto realizado pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Federação dos Bancários RS, no início da tarde de hoje, dia 12, no Centro da capital gaúcha. A atividade, integrada à Jornada Internacional de Luta, também contou com a participação de dirigentes sindicais de todo o Rio Grande do Sul.

Os sindicalistas denunciaram a alta lucratividade dos bancos, a cobrança abusiva de juros e tarifas e os problemas que afetam os trabalhadores das instituições financeiras internacionais. Além da rotina de metas extenuantes e da falta de segurança nas agências, os trabalhadores do setor enfrentam o medo de perder o emprego. Após processos de fusões e aquisições, os bancos costumam iniciar processos de demissão em massa.

Os bancários querem garantir a estabilidade no emprego através de acordos específicos com os bancos, como o estabelecido com o Santander, após a aquisição do Banespa. A mais recente aquisição foi a do ABN Real, pelo consórcio europeu liderado pelo espanhol Santander. Embora o consórcio garanta que o processo de readequação da estrutura do ABN irá levar cerca de dois anos, há indicativo de que 19 mil demissões poderão ocorrer pelo mundo. No Brasil, Real e Santander empregam cerca de 54 mil bancários.

Sobre a Jornada de Lutas
A Jornada Internacional de Luta mobiliza bancários de países de toda a América Latina entre os dias 10 e 14 de dezembro. As atividades foram definidas no dia 22 de novembro, durante a 3ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. O objetivo da jornada é promover uma ampla campanha internacional em defesa do emprego

Fonte: Marisane Pereira – Feeb RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram