Bancários de Alagoas protestam contra novas demissões no HSBC

Trabalhadores indignados com nova onda de dispensas

Acompanhando o calendário nacional de luta contra novas demissões no HSBC, o Sindicato dos Bancários de Alagoas realizou nesta segunda-feira (10) uma forte manifestação em frente à agência Centro do banco, em Maceió, para denunciar a política de cortes, de precarização do atendimento e de desrespeito aos funcionários.

O movimento, que também ocorre em unidades do banco inglês em toda a América Latina, exige ainda melhores condições de trabalho e a valorização dos trabalhadores.

O HSBC já demitiu mais de mil funcionários desde o ano passado. Só em 2013 foram 616. Nos últimos dias, as demissões em massa voltaram à agenda do banco, que só pensa em aumentar ainda mais o lucro e enviar para a matriz na Inglaterra.

“Enquanto eles mandam o dinheiro para fora, fica no Brasil o desemprego e a precarização do trabalho. O número reduzido de bancários por causa das demissões tem se refletido em filas nas agências e os funcionários são obrigados a trabalhar no limite. Sobrecarregados, eles não conseguem garantir atendimento de qualidade”, diz a carta aberta entregue pelo Sindicato aos funcionários e clientes.

Para o presidente do Sindicato, Jairo França, é fundamental que a população cobre do banco respeito aos trabalhadores e ao povo brasileiro. “Não podemos admitir que esses gringos venham para o Brasil explorar nossa força de trabalho, lucrar bilhões com juros e tarifas, enviar o dinheiro para a matriz e fomentar no Brasil o desemprego”, afirmou o dirigente.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram