Funcionários do BB param contra reestruturação da Gecex em Campinas

Manifestação em frente à agência Centro do BB em Campinas

Os funcionários da agência Centro do Banco do Brasil em Campinas (SP), onde estão instalados vários departamentos, paralisaram o atendimento ao público na manhã desta segunda-feira, dia 10, no período das 10h às 12h, em protesto contra o processo de reestruturação da Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior (Gecex), inclusive o prédio da agência foi envolvido com uma faixa de cor preta.

Durante a manifestação, que foi realizada em nível nacional, o presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Jeferson Boava, conclamou todos os funcionários a resistir contra golpe da diretoria do BB.

“Não podemos aceitar passivamente o processo de reestruturação na Dicor, que rebate na Gecex Campinas. Dado o impacto da mudança, é fundamental que o Banco do Brasil suspenda o processo e discuta com os sindicatos, com os representantes dos funcionários. É preciso resistir. Neste momento, em defesa da Gecex, é necessário deflagrar ampla mobilização, visando impedir ‘novas’ medidas de mudanças, de reestruturação”.

Jeferson lembrou que o Sindicato tem realizado reuniões na Gecex e procurado as autoridades, entre elas o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (audiência a ser agendada) e vereadores que, no último dia 5, aprovaram Moção de Apelo à suspensão do processo de reestruturação.

De autoria do vereador André von Zuben, diretor do Sindicato, a moção é mais um instrumento na luta contra o processo de reestruturação na Gecex Campinas e será encaminhado para a presidente da República, ao ministro da Fazenda e ao presidente do BB.

“O esvaziamento da Gecex representa um retrocesso até porque Campinas tem um dos maiores aeroportos do país, que é Viracopos, porta de entrada e saída de produtos”, ressalta Jeferson. Entre as manifestações de diretores do Sindicato durante o ato, performance do grupo “Circo Além da Lona”.

Sindicatos reivindicam suspensão

Anunciado no final de outubro último, sem debate algum com os representantes dos funcionários, o processo de reestruturação na Diretoria Corporate Bank atinge, além da citada Gecex de Campinas, o Centro de Suporte de Atacado (CSA).

Se implantado como a diretoria do Banco do Brasil pretende, serão cortadas 33 vagas na Gecex de Campinas, cuja área negocial ficará vinculada ao prefixo centralizador, no caso São Paulo, capital. Belo Horizonte e Curitiba são as outras duas centralizadoras de processos operacionais.

Em rodada de negociação com o BB, no dia 29 de outubro, os sindicatos criticaram durante o anunciado processo de reestruturação. No dia seguinte (30), a Contraf-CUT encaminhou ofício à diretoria do BB, solicitando a imediata suspensão do processo de reestruturação da Dicor.

O documento da Contraf-CUT foi aprovado em reunião dos sindicatos, realizada logo após a rodada de negociação com o BB. Entre as reivindicações está cumprimento do acordo coletivo, assegurando que nenhum funcionário seja obrigado a migrar para o novo plano de funções com perda salarial.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram