Yeda é alvo de protestos contra venda de ações

(Porto Alegre) A mobilização contra a venda de ações do Banrisul vai unir Porto Alegre e São Paulo, no começo da manhã desta terça-feira, dia 31 de julho. No mesmo horário em que está previsto o lançamento dos papéis do banco gaúcho na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), às 8h30, manifestações serão desencadeadas no Centro da capital gaúcha (no edifício-sede do banco) e em frente à Bovespa e agências do Banrisul na capital paulista.

Em Porto Alegre, Sindicato dos Bancários, Federação dos Bancários RS, CUT, sindicatos de trabalhadores, Comitê em Defesa do Banrisul e Frente Parlamentar em Defesa do banco participarão da manifestação.

Está sendo preparada movimentação no acesso à Diretoria Geral do banco, na Rua Caldas Junior, para mandar recado forte de crítica ao gesto da governadora Yeda Crusius, que deve pessoalmente bater o martelo da largada da venda de ações na Bovespa.

“O fato de a venda ocorrer não vai esmorecer nossa luta. Temos um inimigo maior para combater: a privatização do banco! A Yeda vai ter medida exata da nossa força nas mobilizações desta terça”, projeta Fabio Alves, secretário-geral do Sindicato dos Bancários.

Na coletiva concedida no final da manhã no Palácio Piratini, a governadora confirmou os temores dos bancários. Para o Sindicato dos Bancários, a destinação de R$ 1,2 bilhão para cobrir rombo da Previdência estadual tem problemas. A proposta de criação de fundos previdenciários prevê que a gestão dos recursos será feita pela Secretaria da Fazenda.

“Os recursos deveriam ser administrados pelo IPE. Sem isso, o governo dá todos os sinais de que o destino dos recursos é uma incógnita”, critica Fabio Alves. A entidade defende a aprovação pelos parlamentares de um substitutivo que dispensa a venda de ações do banco e destina 50% dos dividendos do banco, que são destinados hoje ao Estado (como acionista majoritário), para fundos previdenciários e por tempo indeterminado. A proposta do governo destina o valor em 84 parcelas.

A recente queda nas bolsas de valores também gerou preocupação. “O valor de venda das ações não será o ponto ótimo. O processo começa com perda de dinheiro. Querem vender a qualquer custo o patrimônio dos gaúchos”, lamentou Alves. Para os bancários, a venda das ações é um caminho sem volta para a privatização do Banrisul.

Fonte: Seeb PoA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram