Sindicato dos Bancários de Curitiba promove ato contra demissões

O Sindicato dos bancários de Curitiba e região realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de dezembro, manifestações contras as demissões que estão ocorrendo em todo o país. No entendimento do Sindicato, os trabalhadores não podem pagar a conta da crise econômica mundial.

“É uma manifestação de alerta. Lamentamos a postura dos bancos que estão adotando uma postura parasita, aproveitando a liberação dos compulsórios para especulação financeira, enquanto os trabalhadores estão sofrendo com a diminuição do crédito, com os altos juros e demissões”, explica Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários.

Otávio Dias destaca que o cenário é especialmente ruim para os trabalhadores bancários. “Nossa preocupação é que exista uma onda de demissões justificada pelos banqueiros com a crise econômica, embora não existam motivos reais para isso diante da alta lucratividade do setor bancário. Há também as fusões e aquisições, que historicamente causaram uma acentuada diminuição no número de trabalhadores bancários no país”, explica.

A entidade lamenta a atitude do setor bancário, que sem uma regulamentação efetiva por parte do Banco Central, persiste em sua postura parasita que em nada contribui para o desenvolvimento do país. Os bancos lucraram, apenas nos primeiros nove meses do ano, R$ 35,4 bilhões de reais, 12% a mais que no mesmo período de 2007.

Então, por que restringir o acesso ao crédito, aumentar os juros e demitir?

As fusões aumentam as tarifas e colocam em risco os empregos, atingindo diretamente o bolso dos clientes bancários e a qualidade de atendimento. No Brasil, os cinco maiores bancos detém mais de 70% do total de ativos, um dos principais indicadores para avaliar o peso específico de uma instituição financeira. A fusão do Unibanco com o Itaú só ajudou a consolidar este cenário, em que independente do momento da economia, os bancos saem sempre ganhando.

A manifestação contará com carro de som, distribuição de panfletos, faixas e cartazes com o tema “Não, o Brasil não precisa de parasitas”.

Serviço:

Manifestação “O trabalhador não pode pagar a conta da crise”Dia 10 de dezembro – quarta-feira
Às 10 horas – Praça da Igreja do Portão

Dia 11 de dezembro
Às 10 horas – Marechal Deodoro e XV de Novembro (em frente ao Bradesco – Marechal com Monsenhor Celso – Centro

Materiais da manifestação estão disponíveis em www.bancariosdecuritiba.org.br

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram