Sindicato de São Paulo começa a distribuir livro sobre sistema financeiro

Nos próximos dias, todas as agências bancárias de São Paulo, Osasco e região receberão um exemplar do livro Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil (do Plano Real à crise financeira), lançado na segunda-feira 10 pelo Sindicato em parceria com a Unicamp. O objetivo é que o livro chegue a todos os bancários, que poderão conhecer um pouco mais sobre o sistema financeiro nacional.

O lançamento ocorreu durante seminário realizado no auditório do Novotel, na capital paulista, com a participação da Contraf-CUT, sindicatos e federações. Também prestigiou o evento o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP).

Os interessados em adquirir gratuitamente um exemplar do livro podem fazer o pedido para o Sindicato pelo e-mail [email protected]

Como essa primeira edição do livro tem tiragem limitada, o exemplar será enviado aos bancários conforme a disponibilidade do estoque.

“Essa primeira impressão do livro tem tiragem de 4 mil exemplares, o que é altíssima para os padrões brasileiros, quase o dobro da média nacional. Metade desses livros será enviada para as mais de 2 mil agências bancárias da nossa base. Também estamos enviando exemplares para todas as faculdades de economia do país. Com isso, esperamos oferecer subsídios sobre o sistema financeiro para alunos e professores e fomentar novas pesquisas nessa área”, explica a diretora do Sindicato, Ana Tércia Sanches, uma das organizadoras do livro.

O Sindicato também está distribuindo o livro nas principais livrarias de São Paulo. Nas próximas semanas, será lançado no interior do estado e em breve deve chegar a bancários e pesquisadores no Brasil inteiro.

O livro

Elaborado pelo Sindicato e pela Unicamp, o livro aborda temas relacionados ao sistema financeiro brasileiro, como as perspectivas para o setor e a crise do capitalismo com dominância financeira, além da economia política das holdings.

A publicação também faz um balanço da abertura financeira e a integração do Brasil na economia mundial, faz uma análise do mercado de capitais brasileiro no período recente e o ciclo de crédito, além de discutir formas alternativas de financiamento, a atuação do Banco Central e a política macroeconômica adotada no Brasil.

Os temas são divididos em capítulos que foram escritos por dirigentes do Sindicato e economistas da Unicamp, como André Martins Biancareli, Giuliano Contento de Oliveira, Daniela Magalhães Prates, Maria Cristina Penido de Freitas, Maryse Farhi, Ana Carolina Tosetti Davanço, Luiz Cláudio Marcolino, Ana Tércia Sanches e Juvandia Moreira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram