Sindicato de Porto Alegre inaugura Arquivo Histórico e homenageia Carlos Simon

Em solenidade s ser realizada nesta sexta-feira, dia 21, às 17h, será inaugurado o Arquivo Histórico do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (AHSBPOA). No evento que acontece na Casa dos Bancários, no centro da capital gaúcha, o ex-bancário do Unibanco e árbitro de futebol Carlos Eugênio Simon será homenageado por sua trajetória esportiva e por fazer parte da história do SindBancários, onde foi dirigente no período de 1987 a 1996.

O AHSBPOA, fruto do projeto “Memória Bancária”, é uma parceria entre SindBancários e a Arxius do Brasil. São mais de três mil periódicos, 110 metros lineares de documentos, 500 horas de vídeos e 10 mil fotos que estão sendo digitalizados e serão disponibilizados para consulta através do site www.sindbancarios.org.br/arquivo, ou no próprio local (rua dos Andradas, 943, 11° andar) mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3227-1050.

* Clique aqui para acessar o arquivo histórico

O projeto foi idealizado pelo funcionário do Itaú Unibanco e diretor do SindBancários, Sandro Rodrigues.

O acervo resgata, através de um material datado a partir da década de 1930, o contexto social, político e cultural não só da categoria, mas do próprio país. Fatos da Greve de 1979, quando 10 mil bancários se reuniram no auditório Araújo Viana e deflagraram um movimento que culminou em uma paralisação de 14 dias e ajudou na luta pela redemocratização do país na década de 1980, integram o importante acervo.

O local de armazenamento foi adequado conforme requisitos técnicos recomendados pelo Conselho Nacional de Arquivos. As instalações foram remodeladas para garantir, além da conservação das peças, a administração e a recepção ao público.

Desde julho de 2009, o AHSBPOA integra a rede do projeto Memórias Reveladas do Arquivo Nacional (AN). Projeto da Casa Civil, da Presidência da República e do AN, o Memórias Reveladas tem a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País.

O Arquivo também recebeu, no ano passado, o Código de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), elevando o status do AHSBPOA a referência institucional e permitindo o intercâmbio de informações com outras instituições agraciadas com a nomeação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram