Sindicato de Pernambuco define prioridades de gestÆo

(Recife) Ação sindical, formação, cultura e comunicação. Estes os três eixos eleitos como estratégicos no planejamento para a 7ª Gestão dos Bancários da CUT, que se encerra em 2009. A definição, que se baseia na carta-programa apresentada durante a campanha eleitoral para a direção do Sindicato, se deu ao longo de seminário realizado de 15 a 17 deste mês, em Moreno. Contou com a participação de 80%, em média, dos 70 integrantes do pleno da diretoria do Sindicato, e teve a colaboração de Augusto César Rocha, assessor político da Contraf-CUT.

Formação
De caráter formativo, o seminário levou os dirigentes à reflexão do papel do Sindicato e do sindicalista em relação à categoria, ao movimento dos trabalhadores como um todo e à sociedade. Ao final, na avaliação dos participantes, o objetivo principal foi alcançado: pensar e construir um pacto de gestão entre as diversas forças políticas que compõem a atual diretoria de modo a assegurar o trabalho coletivo e o exercício do papel primordial da entidade, que é a defesa dos interesses dos trabalhadores. Sem prejuízo das diferenças e concepções político-ideológicas pessoais ou de grupos.

A partir do entendimento didático do que significa planejamento estratégico, os participantes foram levados a refletir sobre a conjuntura política, econômica e sindical no Brasil e no mundo, para então elencar as propostas possíveis, desejáveis e realizáveis. A reflexão aconteceu a partir da exibição e debate de vários filmes sobre: Liberdade e autonomia sindical, da CUT; Ensaio de Orquestra, de Frederico Felini; Verso & Reverso, Bancários, 70 anos de História, Sindicato de Pernambuco; e Memória del Saqueo (do Saque), sobre o desmonte econômico e social da Argentina, da ditadura militar ao governo de Fernando de La Rúa.

Plano Anual
Ao arcabouço de dezenas de proposta previamente sugeridas pelas secretarias e outros membros da direção, sistematizadas pela comissão organizadora do seminário, foram agregadas novas sujestões colhidas durante a atividade. Uma comissão, formada pela Presidência, secretarias Geral, de Formação e de Comunicação, e por integrantes das diversas forças políticas que compõem a direção do Sindicato, está encarregada de sistematizar as propostas e definir as prioridades a serem implementadas este ano. Necessariamente, com base na realidade financeira e estrutural do Sindicato. O prazo para a formatação do Plano Anual de Ação Sindical é de 30 dias.

 

Fonte: Sulamita Esteliam – Seec PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram