Sindicato de Curitiba realiza ato contra demissões em agência do Santander

O Sindicato dos bancários de Curitiba e região (Seeb Curitiba) realizou nesta manhã (18) uma paralisação de uma hora na agência do banco Santander na Marechal Deodoro.

A intenção da entidade é protestar contra as demissões que o banco está realizando em todo o país em decorrência da aquisição do banco Real. Além disso, em Curitiba o banco apresenta sérios problemas relacionados ao adoecimento dos trabalhadores devido à sobrecarga de trabalho. A sobrecarga também é causa da péssima qualidade do atendimento prestado ao correntistas do banco. O Santander é um dos bancos com maior número de reclamações junto ao Banco Central.

Histórico do problema – Em julho de 2008, o Santander foi autorizado a incorporar o Banco Real no Brasil. De acordo com o banco espanhol, a princípio as duas instituições permaneceriam funcionando de forma independente e nada mudaria para funcionários e clientes. A intenção é de manter até mesmo as duas bandeiras. A integração completa entre os dois bancos está prevista para 2011.

Na finalização do negócio, o banco divulgou através da imprensa que não pretendia abrir um programa de incentivo às demissões e que não haveria cortes significativos. Isso porque a alta rotatividade dos funcionários mitigaria a necessidade de eventuais demissões. Infelizmente, isso se comprovou uma mentira.

Em janeiro deste ano, de uma única vez, o banco Santander demitiu 400 funcionários em São Paulo, especialmente dos centros administrativos.

Estima-se que somados, Santander e Real ficaram com pouco mais de 55 mil funcionários, 8 milhões de correntistas e 500 mil clientes pessoa jurídica no Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram