Sindicato de BH faz ato em defesa de empregos no Santander-Real

O Sindicato dos Bancários de BH e Região realizou no dia 18 de fevereiro, em frente a agência e sede do Banco Real ( Av. Getúlio Vargas, 1.245), um ato em defesa do emprego e direitos dos bancários prejudicados durante a fusão entre os bancos Santander e Real. Durante o ato denuncio os bancários denunciaram a demissão de 400 pessoas em meio a um processo de negociação com o movimento sindical bancário que visa encontrar alternativas para evitar a dispensa de trabalhadores.

Antes do início da fusão, os sindicatos de bancários procuraram a direção da empresa para negociar medidas visando a manutenção dos empregos para todos os funcionários durante a efetivação do processo de incorporação. A medida daria segurança aos pais e mães que são funcionários de Santander e Real de que eles teriam como sustentar suas famílias, mantendo seus empregos, salários e direitos. Mas ainda durante o andamento das negociações, o banco decidiu atropelar as discussões e demitir centenas de trabalhadores.

O próprio presidente do Santander no Brasil, Fábio Barbosa, admitiu que o país representa cerca de 20% do lucro mundial do banco. Em 2008, foram R$ 2,8 bilhões obtidos no país, fruto do empenho e da qualidade do trabalhador brasileiro. A recompensa, no entanto, veio na forma de demissões e sobrecarga de trabalho para os funcionários, além de queda na qualidade do atendimento para clientes e usuários.

Segundo o funcionário do Real e diretor do Sindicato Davidson , o ato de hoje que com a participação de vários bancários demonstrou mais uma vez que a política truculenta e demissional que o banco Real-Santander está impondo é um verdadeiro desrespeito contra os seus trabalhadores.

Já para o funcionário do banco e diretor do Sindicato, Andrade, as demissões deixam claro que o banco está implementando uma política equivocada. “No ano de 2008, o banco apresentou apresentou um lucro de 2,8 bi. Então porque demitir centenas de bancários? Não há motivos para que nós, trabalhadores percamos os nossos empregos. O sindicato doa bancários não aceita essa imposição do Santander -Real e faremos o que for necessário para defender o nosso emprego” .

O presidente do Sindicato, Cardoso alerta para o fato de que apesar de o Santander-Real ter anunciado um lucro de R$ 2,8 bilhões, esse lucro na verdade chegou a 4,8 bilhões, já que o banco provisionou em seu balanço 2 bilhões de reais, portanto não há razão para demissões. “A manifestação de hoje demonstrou claramente a disposição dos bancários de lutarem pelos seus empregos. A participação dos funcionários foi fundamental para o sucesso desse grande ato que demonstrou a insatisfação e a preocupação dos bancários. O Sindicato dos Bancários de BH e Região repudia essa política covarde e incosequente do grupo Santader – Real. Se o banco não parar com essa política de demissões vamos paralizar as

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram