Senadora escapa de assalto a agência do BB no Mato Grosso

Uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil na cidade mato-grossense de Comodoro, a 670 quilômetros de Cuiabá, quase provocou o seqüestro da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) nesta quarta-feira 3 de setembro – um dia após a Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP) da Polícia Federal ter aplicado multas no total de R$ 2,5 milhões a vários bancos por descumprirem as leis de segurança nas agências.

Oito assaltantes armados com metralhadoras (quatro deles, usando máscaras, entraram na agência) tentaram roubar a agência do BB de Comodoro, perto da fronteira com Rondônia, por volta das 14h desta quarta-feira. Com a chegada da polícia, houve um intenso tiroteio que durou mais de meia hora, antes que os assaltantes fugissem em dois automóveis (um carro da polícia e uma caminhonete, incendiada mais tarde).

‘Uma saraivada de tiros’, conta senadora

A senadora, que estava na cidade participando da campanha do candidato a prefeito de seu partido, passava diante da agência do BB no momento em que começou o tiroteio. “Quando os tiros começaram, um assessor me jogou no chão, depois me levou para trás de um carro. Até que conseguiram me colocar dentro de um banheiro muito pequeno, de um ponto de táxi próximo. Tentaram me tirar de lá quatro vezes, mas cada vez que eu tentava sair era uma saraivada de tiros. Fiquei vinte minutos lá dentro apertada com algumas pessoas ouvindo os tiros. Até que conseguimos sair e fugir na minha caminhonete”, contou a senadora Serys Slhessarenko ao blog do jornalista Ricardo Noblat.

Arilson da Silva, presidente do Sindicato dos Bancários do Mato Grosso, que tem Comodoro na sua base, informou que os assaltantes chegaram a tomar funcionários da agência e clientes como reféns, mas fugiram sem levá-los. “A segurança da agência é deficiente. Os bancos fazem muito pouco pela segurança dos bancários e dos clientes”, criticou Arilson.

Segundo ele, é o segundo assalto a uma agência do BB na base do Sindicato em menos de um ano. “No assalto anterior, um bancário foi obrigado a servir como motorista aos assaltantes. Isso não pode continuar assim.” Informações não confirmadas indicam que um policial foi baleado na tentativa de assalto desta quarta-feira.

A pior coincidência

“Não poderia haver pior coincidência nesse assalto, que ocorre um dia depois de a CCESP ter multado vários bancos em mais de R$ 2,5 milhões por descumprirem as normas de segurança bancária”, afirma Gutenberg Oliveira, diretor da Contraf/CUT que integra a CCESP e participou da reunião da terça-feira, em Brasília. Leia aqui a matéria sobre as multas .

A reunião de terça-feira foi a sexta do ano convocada pela PF para discutir o projeto de estatuto da segurança privada para atualizar a defasada lei federal nº 7.102/83, que completou 25 anos. Segundo Gutenberg, houve avanços na reunião, em que a PF reconheceu a necessidade de proibir o transporte de valores por bancários e de obrigar a instalação de porta de segurança com detector de metais. Leia a matéria aqui .

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram