Senador quer informações dos EUA sobre lavagem de dinheiro do HSBC

O senador Pedro Taques (PDT-MT) protocolou na CPI do Cachoeira requerimento de pedido de informações ao Senado dos Estados Unidos. O objetivo é obter detalhes de uma investigação sobre esquemas de lavagem de dinheiro que usavam contas no HSBC. A ocultação da origem de dinheiro ilegal é uma das acusações que pesam contra a organização criminosa investigada pela CPI.

O Requerimento 717/12 foi motivado pela apuração por parte do Senado americano do suposto uso do HSBC por narcotraficantes do México para lavar dinheiro. A investigação aponta que a falta de mecanismos de controle do banco e a falta de ação dos reguladores permitiram aos cartéis da droga lavar milhões de dólares em operações nos Estados Unidos.

No requerimento, o senador argumenta que, no Brasil, o banco é detentor da conta com maiores recebimentos de recursos federais por parte da Delta Construções, suspeita de envolvimento no esquema de Carlinhos Cachoeira. Além disso, estariam no HSBC as contas com maior movimentação de pagamentos da Delta para outras empresas já apontadas como de fachada da organização.

“Suas informações bancárias são, então, da maior relevância para as apurações aqui relatadas”, conclui o senador no requerimento.

Para Taques, não é possível dizer se houve conivência da instituição bancária com irregularidades detectadas pela CPMI, o que poderá ficar mais claro com as informações solicitadas.

“Conhecendo as práticas já apontadas como irregulares no exterior, poderemos constatar se se repetem ou não na operação brasileira”, explica.

Ainda no requerimento, o senador aponta dificuldades da CPI para obter do HSBC informações sobre a Delta.

“Em que pese o prazo decorrido desde a aprovação do requerimento da quebra de sigilo bancário da mencionada construtora, as informações do HSBC ainda não foram disponibilizadas à Comissão”, argumenta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram