Semin rio sobre negocia‡Æo em AL mostra retrato do sistema financeiro

(Maceió) Diretores do Sindicato e delegados sindicais de Alagoas participaram no sábado e domingo do seminário "Formação e Negociação Coletiva", realizado no Hotel Tambaqui, em Maceió. Durante os dois dias, houve painéis e debates sobre o tema, coordenados pelo secretário geral da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, e pela secretária de Formação da Confederação, Deise Recoaro.

 

Durante as exposições, os dirigentes da Contraf fizeram um histórico da conjuntura econômica nas últimas décadas e do que aconteceu com os bancários no período. Foi apresentado um vídeo-documentário sobre o Sistema Financeiro no Brasil, mostrando as principais mudanças estruturais do setor e os impactos sobre o mundo do trabalho, bem como a luta da categoria bancária para aprimorar a sua organização e avançar nas conquistas sindicais, sociais, salariais e de saúde. A introdução de novas tecnologias, a privatização de bancos e a demissão em massa foram as piores situações enfrentadas pelos trabalhadores, nos governos Collor e FHC.

 

O seminário também abordou o papel das comissões de empresa, conceitos e elementos de uma negociação e a busca de resultados nas campanhas da categoria. Foi realizada uma simulação de mesa para facilitar o entendimento dos presentes sobre as técnicas e estratégias de uma negociação.

 

"Tivemos um seminário bastante proveitoso. Ele vai ajudar nos embates que teremos pela frente", disse Sérgio Braga, presidente do Seeb-AL. Ele espera que, no próximo, mais dirigentes e lideranças sindicais possam participar.

 

O próximo seminário será nos dias 28 e 29 deste mês e vai abordar as "Estratégias para 2007 (Construção do Ramo, Transformações do Mundo do Trabalho, Remuneração e Regime Negocial)". A exemplo do que aconteceu no sábado e domingo, este novo debate contribuirá para o processo de preparação, deflagração e mobilização da campanha salarial deste ano. Já estão confirmados como palestrantes o presidente do sindicato, Sérgio Braga, e o diretor de Finanças da Contraf-CUT, Miguel Pereira. 

 

Fonte: Seeb AL

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram