Seeb/SE faz caminhada em combate à LER/Dort, dia 27

No dia 28 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional de Prevenção e Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), doença que ao longo dos tempos tem atingido diversos ramos de trabalho, com incidência maior entre trabalhadores do sistema financeiro. Nesse dia, o movimento sindical em todo o país desenvolverá diversas atividades.

Para lembrar a data, na próxima sexta-feira, dia 27, às 16 horas, o Sindicato dos Bancários de Sergipe e a APCLER – Associação de Prevenção e Combate à LER/Dort do Estado de Sergipe – realizam uma caminhada, saindo do Largo Esperanto – Banese Central e encerrando na sede do Sindicato de Sergipe.

Segundo o Ministério da Previdência Social, entre 2000 e 2005 foram gastos R$ 981,4 milhões para pagar o auxílio-doença a 25,8 mil bancários afastados do trabalho por doenças causadas por movimentos repetitivos. Cada um desses trabalhadores ficou em média um ano e meio afastado, somando 14,9 milhões de dias sem trabalhar.

Essas estatísticas colocam os bancos em primeiro lugar no ranking das Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), que incluem doenças da coluna, tendinite, bursite síndrome do carpo e LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Esses distúrbios já são a segunda maior causa de doenças entre os trabalhadores no país.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram