Seeb Rio prepara manifestação para o Dia de Conscientização da LER

O Sindicato dos Bancários do Rio vai realizar no próximo dia 29, no Centro, manifestação para marcar o Dia Internacional de Conscientização das Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort). O ato será realizado às 10h, em frente ao Unibanco (Rio Branco, 123) e ao Bradesco (Rio Branco, 131). Cerca de 500 bonecos representarão os bancários lesionados e haverá também uma apresentação da Companhia de Emergência Teatral.

O QUE SÃO AS LER/DORT

As LER/Dort são distúrbios originados pelo trabalho que atingem dedos, punhos, antebraços, cotovelos, braços, ombros, pescoço, regiões escapulares e costas resultantes do desgaste muscular, tendinoso, articular e neurológico provocado pela inadequação do trabalho ao ser humano. Englobam cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. Hoje, as LER/Dort são as doenças de maior prevalência entre as relacionadas ao trabalho. Segundo o INSS, são a segunda causa de afastamento do trabalhador no Brasil, com gasto per capita de R$ 89 mil.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, somente no Estado de São Paulo, a cada cem trabalhadores, um apresenta algum sintoma dessas doenças e atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional, já que a maior incidência ocorre na faixa de 30 a 40 anos.

MAIORES VÍTIMAS

As categorias profissionais que encabeçam as estatísticas de lesionados são bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem e de telemarketing, secretárias e jornalistas, entre outros.

Entre os diversos fatores de risco, estão: tarefas repetitivas e monótonas, obrigação de manter ritmo acelerado de trabalho, excesso de horas trabalhadas e ausência de pausas; mobiliário e equipamentos que obrigam a adoção de posturas incorretas durante a jornada; condições ambientais impróprias (má iluminação, temperatura inadequada, ruídos e vibrações) e fatores psicossociais (estresse no ambiente do trabalho).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram