Seeb PoA lança campanha contra demissões e por melhores condições de trabalho

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) lança nesta quarta-feira, dia 9, a campanha Banqueiro: chega de sugar a gente. A iniciativa pretende cobrar dos bancos o fim das demissões e melhores condições de trabalho. A atividade, a partir das 10h, acontece no Centro da capital.

Segundo dados do Departamento Jurídico do SindBancários, a onda de demissões já provocou o desligamento de 90 bancários no primeiro trimestre de 2008. Já os pedidos de dispensa apresentados por bancários no mesmo período chegam a 159, muitos cansados com a pressão no ambiente de trabalho. E as aposentadorias, num total de 44, contribuem para o aumento da carência de pessoal nas agências e o crescimento das filas nos bancos. Esses registros revelam que os banqueiros estão reduzindo o quadro de pessoal, piorando o atendimento aos clientes.

Além disso, os bancários estão submetidos a metas abusivas para vendas de produtos, o que ocasiona estresse, doenças relacionadas ao trabalho e assédio moral. Essa pressão faz com que com que muitos trabalhadores sequer procurem ajuda, com medo de perderem o emprego. No entanto, de 2007 até hoje, cerca de 500 pessoas chegaram ao Sindicato com problemas de saúde. Nestes 15 meses, a LER aparece como primeira causa de afastamento, com mais de 300 casos. Depois vem a LER acompanhada por sofrimento psíquico, com mais de 50 registros.

A segurança também preocupa bancários, clientes, usuários e vigilantes. Somente em 2008 foram apurados 48 ataques a bancos no Estado, aumentando a sensação de medo e insegurança. Os bancos não têm feito investimentos em equipamentos para coibir a ação dos bandidos, preferindo manter fachadas frágeis e de fácil acesso aos delinqüentes, que têm quebrado os vidros para ingressarem nas agências e postos bancários.

Para o SindBancários, com os lucros recordes auferidos nos últimos anos, os bancos tem plenas condições para suspender as demissões, contratar mais funcionários, melhorar as condições de saúde, trabalho e segurança e garantir qualidade de atendimento aos clientes e usuários.

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