Seeb MT contribui com o processo democrático no 7º Congresso da Fetec CN

A Federação foi fundada em 19 de janeiro de 1990, em Cuiabá, e representa os bancários de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá e das cidades de Rondonópolis (MT) e Região Sul e de Dourados (MS) e Região. “Os bancários de Mato Grosso foram grandes responsáveis pela criação da Fetec-CUT/CN, pois naquela época, a distância geográfica da sede, bem como o desconhecimento do que os bancários da região necessitavam não contribuiam em nada com a política sindical, principalmente em períodos de campanhas salariais”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Mato Grosso (Seeb/MT), Arilson da Silva.

Após a criação da Fetec-CUT/CN, a exploração dos bancários da região conhecida como centro-norte deixou de ser algo imutável, passando a ser legitimamente combatida. Agora, 18 anos depois de sua criação, a Federação Centro Norte mantém seus ideais e busca por meio da democracia, a melhor forma de representar seus trabalhadores. Exemplo disso foi o que aconteceu durante os três dias de Congresso em Cuiabá (18, 19 e 20 de abril), onde os representantes de todos os sindicatos filiados debateram e buscaram formas de adaptar o crescimento da Federação com a real e justa necessidade dos bancários.

“Durante todo o evento, os representantes de Mato Grosso priorizaram o processo democrático e por isso, contribuíram para que os ajustes e decisões fossem feitos”, diz Arilson.

Por meio da representação de todos os Sindicatos que compõem a diretoria da Fetec-CUT/CN, a bancária do HSBC de Cuiabá, Sonia Rocha, foi reeleita presidente da entidade para o triênio 2008/2011. O presidente do Seeb/MT, Arilson da Silva, foi eleito secretário-geral da Federação.

Além da eleição, que aconteceu no último dia de Congresso, nos dias anteriores (18 e 19) aconteceram palestras com o presidente nacional da CUT, Arthur Henrique, com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vagner Freitas, com o presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), José Ricardo Sasseron, e com o diretor da Contraf-CUT, Miguel Pereira. Dentre os vários debates, também foi elaborado o Plano de Ação da Fetec-CUT/CN.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram