Seeb Bras¡lia reverte demissÆo de banc ria com s¡ndrome do pƒnico

(Brasília) Após pressão do Sindicato de Brasília, a direção regional do Itaú reverteu, na semana passada, a demissão da bancária Keula Suniara de A. R. Rivero, diagnosticada com síndrome do pânico.

 

Doente, a bancária apresentou diversos atestados de saúde ao Itaú. Em 23 de outubro, o banco entregou o aviso prévio a Keula Suniara alegando que a mesma não tinha perfil para trabalhar. No mesmo dia, a bancária procurou o Sindicato, que emitiu uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

 

O gerente de Recursos Humanos regional do Itaú, João Torres Neto, não emitiu nenhum documento informando que a demissão de Keula Suniara foi cancelada. Porém, Torres garantiu verbalmente à secretária de Saúde do Sindicato, Louraci Morais, também funcionária do Itaú, a reversão da demissão.

 

“Qualquer bancário prejudicado no trabalho por problema de saúde deve procurar o Sindicato e relatar o problema”, explica Louraci Morais.

 

O que é a síndrome do pânico

É um quadro clínico no qual ocorrem crises agudas de ansiedade sem que haja um estímulo disparador compatível com a intensidade das crises. O indivíduo vive uma variedade de experiências intensas, desprazeirosas e estranhas para ele sem que consiga identificar, a princípio, o que as desencadeou. Este quadro clínico teve sua incidência aumentada dramaticamente nos últimos dez anos. Este aumento pode ser atribuído a modificações sócio-culturais e a uma maior possibilidade diagnóstica nos tempos modernos.

 

A característica principal do quadro clínico da "síndrome do pânico" são crises de ansiedade agudas, as chamadas crises de pânico. Estas se caracterizam pela súbita, inesperada e freqüentemente avassaladora sensação de terror e apreensão, acompanhada de sintomas somáticos em muitos órgãos e sistemas, como falta de ar, palpitações e sensação de desfalecimento. Os sinais e sintomas de uma crise de pânico são semelhantes aos que ocorrem durante um esforço físico intenso ou numa situação de risco de vida.

 

Fonte: Seeb Brasília

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram