Saúde Caixa: Pra aprovar na certeza

Boletim disponibilizado pela Contraf-CUT contribui com esclarecimento das empregadas e empregados da Caixa e com a aprovação do acordo com mais segurança

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), disponibilizou, nesta sexta-feira (22), mais um boletim sobre o aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico sobre o Saúde Caixa.

“Nossa intenção é contribuir com a tarefa de esclarecimento da proposta pelas entidades que não aprovaram o acordo e vão realizar nos próximos dias uma nova assembleia para a deliberação”, explicou a empregada da Caixa Econômica Federal e diretora executiva da Contraf-CUT, Eliana Brasil. Em comunicado, a Contraf-CUT orientou que as entidades que tomarem esta decisão, realizem a nova assembleia até 16 de janeiro.

O material foi enviado para as entidades filiadas por e-mail, por aplicativos de mensagens e está disponível em versão editável na área restrita do site da Contraf-CUT e em imagem digitalizada na página de publicações.

Pra aprovar na certeza

O acordo específico do Saúde Caixa passa a valer a partir de 1º de janeiro nas cerca de 74% das bases sindicais do país já o haviam aprovado nas assembleias que ocorreram em 5 e 8 de dezembro e também nas que já o aprovaram em nova assembleia, como, por exemplo, os sindicatos de Rio Claro e de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Naviraí (MS), Jequié, Ilhéus, e Vitória da Conquista (estes três últimos no interior da Bahia).

“Orientamos a realização de novas assembleias para evitar que as empregadas e empregados da Caixa das bases que não aprovaram o acordo sejam prejudicados”, explicou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, ao ressaltar que o acordo negociado e aprovado é mais favorável aos trabalhadores do que vinha sendo sugerido pela Caixa com base nas projeções atuariais do Saúde Caixa.

Diversos materiais

Na mensagem comunicando a disponibilização do boletim enviada às entidades, a Contraf-CUT ressalta que os diversos materiais, produzidos e distribuídos anteriormente, continuam sendo úteis para o esclarecimento, como a série de perguntas e respostas sobre o acordo, que ajuda a sanar as principais dúvidas, e o simulador de valores das parcelas, que permite a comparação dos valores que serão pagos após a aprovação deste novo acordo com os que a Caixa vinha sugerindo durante as negociações e o boletim anterior.

“Também fizemos uma série de cards que ajudam a explicar o acordo e a tirar as dúvidas que ainda possam restar. É um material que pode ser postado nas redes sociais e enviado por aplicativos de mensagem diretamente às empregadas e empregados”, lembrou o empregado da Caixa e diretor da Contraf-CUT, Rafael de Castro. “Tudo isso está disponível no site da Contraf-CUT, mas em janeiro faremos uma nova distribuição para permitir que os esclarecimentos cheguem mais facilmente a todas às bases que passarão por nova deliberação”, completou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram