Reunião da UNI Europa Finanças e Comitê Mundial discutem crise financeira

Nos dias 6 e 7 de Novembro na cidade de Viena, Áustria, a UNI Sindicato Global, realizou sua Conferencia Européia para o setor de finanças seguida da Reunião Mundial do Comitê formado por sindicalistas do setor de todo o mundo. Os bancários brasileiros estão representados por Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf/CUT, e por Rita Berlofa, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Os debates foram centralizados na crise financeira e seu impacto para os trabalhadores em nível mundial, mas principalmente nas conseqüências concretas para cada país. Como passos importantes a serem tomados pelos sindicatos afiliados foi aprovado um documento que, dentre outros pontos, defende a regulamentação mundial do sistema financeiro e o controle social das atividades dos bancos.

Outra discussão importante resultou na proposta de estabelecer um controle das atividades por meio da base, ou seja, que cada trabalhador, no exercício da sua função, identificando uma atividade que pode provocar quebra das regras estabelecidas e por conseqüência riscos para o negócio e para a sociedade, tenha, via sindicato, oportunidade de denunciar essa situação.

A regulamentação do sistema financeiro é pauta dos bancários brasileiros desde 1992. A decisão, em âmbito internacional, amplia e fortalece as discussões que já existiam no Brasil.

Lula – Por iniciativa da CUT Brasil, foi agendada uma audiência dos trabalhadores com o presidente Lula que coordenará a reunião do G20, que terá lugar em Washington, no próximo dia 15, para discutir a crise mundial. Lá, a UNI entregará o documento aprovado na Conferência, com as propostas dos trabalhadores do setor financeiro mundial.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram