Rentabilidade das empresas atinge maior nível desde 95, aponta consultoria

Pesquisa da consultoria Economática aponta que a rentabilidade das empresas não-financeiras do país atingiu o seu maior nível desde 1995, considerando os resultados divulgados até o primeiro semestre de 2010.

Segundo a Economática, a rentabilidade média das empresas atingiu 13% em junho deste ano. No final de 1995, ano que a consultoria inicia a série histórica, foi de 2,7%. Antes deste ano, o maior “pico” havia sido em 2007 (ano anterior à crise financeira mundial), quando a Economática calculou uma rentabilidade média de 12,6% para as companhias não-financeiras.

A consultoria também fez o cálculo da rentabilidade do setor bancário, que em junho de 2010 bateu 15,2%. O pico histórico do setor foi atingido em 2006, quando a Economática calculou uma rentabilidade média de 17,7%. No final de 1995, a consultoria havia estimado uma cifra de 10,7%.

A amostra da consultoria abrange somente as companhias de capital aberto, e os balanços já entregues à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Para calcular a rentabilidade dessas empresas, a Economática considerou o conceito do ROE (rentabilidade sobre o patrimônio): lucro dividido pelo patrimônio médio (patrimônio inicial de um período mais patrimônio final, dividido por dois).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram