Protesto em Santos contra magia de demissões no Natal do Santander

Mobilização contra descaso do Santander com o Brasil e os brasileiros

Os bancários da Baixada Santista realizaram manifestação nesta terça-feira, dia 18, das 10h às 13h, em frente a agência do Santander, na Praça Mauá, em Santos. Na manifestação foi montada uma grande mesa da Santa Ceia de Natal com distribuição de sopão aos moradores de rua, trabalhadores demitidos e à população em geral.

Tudo isso foi feito pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região para chamar a atenção de clientes sobre a demissão em massa que está ocorrendo no banco espanhol. Os bancários estão com gorros de Papai Noel e utilizando carro de som e uma faixa gigante com a frase: “MAGIA DE NATAL – SATÃDER DEMITE EM MASSA”.

Os bancários já paralisaram todas as 16 agências do Santander existentes em Santos no último dia 5. O banco já demitiu 22 funcionários, na Baixada Santista.

As demissões são um absurdo, pois os trabalhadores brasileiros são os principais responsáveis pela maior fatia do resultado mundial da empresa (26%). O banco espanhol não demite na Espanha onde há crise, nem em outros países da América Latina.

Não aceitamos que dispensem os funcionários daqui, porque as filas serão intermináveis e o atendimento vai piorar. É bom salientar que o Santander é o banco, entre os quatro maiores, com o pacote de tarifas mais caro: R$ 65,00.

De modo cruel, o banco espanhol faz pela terceira vez demissões em massa em datas que o trabalhador brasileiro deveria estar com a família (Natal e Ano Novo) ou descansando e divertindo-se (Carnaval).

Entre os dispensados estão empregados com mais de 20 anos de banco, muitos às vésperas da aposentadoria, e até pessoas com deficiência. Trabalhadores que dedicaram uma vida inteira à instituição não podem ser descartados dessa forma. Além disso, essas dispensas são para que o banco economize com os funcionários e amplie suas remessas de dinheiro captado no mercado financeiro brasileiro à Espanha.

De janeiro a setembro deste ano, o banco lucrou R$ 5,694 bilhões no Brasil. Ao invés de demitir, o banco deveria fazer mais contratações. Ao demitir trabalhadores, faltando menos de um mês para o Natal, o Santander revela que não respeita o Brasil e os brasileiros.

O Sindicato já acionou o departamento jurídico para solicitar liminar que barre as demissões e as reverta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram