Presidenta do Seeb ABC lan‡a livro sobre Rio Grande da Serra

(Santo André) A historiadora Maria Rita Serrano, presidenta do Sindicato dos Bancários do ABC, lança em março o livro O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra. A publicação é a primeira a abordar o perfil do município, um dos sete que compõem o Grande ABC, com viés comparativo entre estas cidades. O lançamento será realizado em duas datas: no dia 24 acontece em Santo André, na livraria e editora Alfharrabio, a partir das 16h e, no dia 31, no mesmo horário, em Rio Grande da Serra, na Associação Cidadania e Vida (ACV). Nos dois casos um bate-papo com a autora precede a noite de autógrafos.

Maria Rita, que foi vice-prefeita daquela cidade e secretária na área social, apresenta dados sobre a formação, emancipação política e os indicadores socioeconômicos que demonstram a singularidade de Rio Grande e a diferenciam da maioria dos municípios da região, um pólo notadamente industrial. Menor cidade em número de habitantes, Rio Grande é considerada a "prima pobre" do Grande ABC, e foi o último município a se emancipar. O livro de Maria Rita – nascido trabalho de conclusão de curso na universidade – traça este perfil e expõe alguns dos conflitos dele advindos, como a necessidade de proteção aos mananciais ao mesmo tempo em que se planeja o desenvolvimento local.

"A idéia é tentar tirar Rio Grande da Serra do anonimato, fomentar o debate sobre esta cidade que muita gente do Grande ABC não conhece. Com isso acredito que será possível contribuir para a articulação de políticas públicas mais precisas quanto para que os próprios moradores se apropriem da sua identidade e sintam-se fortalecidos para lutar por melhorias no município", explica a autora.

Nascida em Santo André, Maria Rita Serrano foi morar em Rio Grande na década de 90. Atualmente, preside a Associação Cidadania e Vida (ACV), entidade que atua junto a jovens carentes do município, com forte ação na formação profissional. 

Editado pela Publisher Brasil, o livro foi  patrocinado por entidades como o Sindicato dos Bancários do ABC, dos Metalúrgicos do ABC e dos Químicos do ABC, além da Federação dos Bancários da CUT (Fetec-SP) e a Associação de Pessoal da Caixa Federal (Apcef) e a empresa Dura Automotive do Brasil, com sede em Rio Grande. O valor arrecadado com as vendas será revertido para investimentos sociais na cidade.

 Fonte: Seeb ABC

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram