Porto Alegre: Semana começa com assaltos ao BB, Real e Unibanco

A onda de ataques aos bancos continua crescendo. Entre domingo e segunda-feira, três estabelecimentos foram atacados em Porto Alegre e na Região Metropolitana. As ocorrências deste início de semana indicam que a insegurança de estabelecimentos bancários continuam esperando medidas responsáveis e efetivas diante da situação.

Na madrugada do domingo, dia 6, quatro homens tentaram assaltar um posto de atendimento bancário do Banco do Brasil, localizado dentro de uma empresa de embalagens em Cachoeirinha. Dois deles ficaram baleados, um foi preso, outro fugiu.

O grupo chegou ao local em um Ford Ka verde e trocou tiros com os seguranças. Em seguida, a Brigada Militar cercou a quadrilha em uma rua sem saída e também entrou em choque com os assaltantes.

Alexander de Souza Gonçalves, 20 anos, foi baleado no pé e na cabeça. A polícia não soube informar onde Carlos Alexandre dos Santos Xavier, 25 anos, foi atingido. Ambos foram encaminhados ao Hospital Padre Geremias. Cláudio Barbosa Smaniotto, 23 anos, não ficou ferido. O fugitivo não foi identificado.

Já o posto bancário do Banco Real do Hospital de Porto Alegre foi alvo de assaltantes na manhã desta segunda-feira. Três homens invadiram o local vestidos com jalecos brancos e anunciaram o assalto. Logo após, por volta das 11h30min, eles fugiram em um Tempra de cor escura.

No terceiro ataque, uma agência do Unibanco no bairro Niterói, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, foi assaltada no início da tarde desta segunda-feira, dia 7. Três homens armados invadiram o local. Um quarto elemento esperava do lado de fora. O carro utilizado na fuga já foi localizado.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre está na luta pela garantia da segurança para bancários, vigilantes, clientes e usuários. No último dia 2 o Sindicato obteve uma grande vitória com a sanção, pelo prefeito José Fogaça (PMDB), da lei que determina a blindagem das fechadas de postos e agências. Os bancos têm 180 dias para se adaptarem à legislação após a publicação no Diário Oficial.

A luta do Sindicato continua. Além dos vidros à prova de balas, a entidade defende a contratação de mais vigilantes, porta giratória antes do auto-atendimento e câmeras de vigilância para monitoramento a distância. Tudo para reduzir os índices da estatística do medo.

Veja a estatística do medo em abril:

1. Dia 2: Sicredi – Itaara: assalto
2. Dia 3: Santader – Porto Alegre (Av. Farrapos, 2250): arrombamento
3. Dia 3: HSBC – Gravataí (Av. Dorival Candido Luz de Oliveira): arrombamento
4. Dia 6: Banco do Brasil – Cachoeirinha (PAB): tentativa de assalto
5. Dia 7: Banco Real – Porto Alegre (Hospital Porto Alegre): assalto
6. Dia 7: Unibanco – Canoas: assalto

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram