Porto Alegre: Empregados da Caixa realizam ato por mais empregos

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), a Federação dos Bancários do Rio Grande do SUL (Feeb-RS), e a Associação de Pessoal da Caixa (Apcef-RS) realizam nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 12h30, em frente à agência da Praça da Alfândega, ato público da campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”.

A manifestação servirá de palco para a coleta de assinaturas do abaixo-assinado por mais contratações, documento que será entregue à direção da empresa, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e demais instâncias governamentais responsáveis pela estrutura de pessoal das instituições públicas federais. A reivindicação é para a Caixa elevar, em um primeiro momento, seu quadro de pessoal ao patamar mínimo de 100 mil empregados concursados.

Lançada pela Fenae, Apcefs, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e seus sindicatos, a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” tem mostrado que o déficit de mão-de-obra na Caixa Econômica Federal é ruim para todos: empresa, trabalhadores, clientes e população.

Os serviços prestados ao governo e à sociedade registram crescimento nos últimos anos e aumentam em função do incremento das políticas públicas, mas o contingente de trabalhadores não acompanhou a demanda.

Em 2002, o quadro de pessoal próprio era de 55.691 bancários. Somando-se terceirizados, estagiários e menores aprendizes, o total era de aproximadamente 104 mil. Embora o quadro próprio tenha subido para 68.257 em 2005 e para 73.386 em abril do ano passado, o número foi decrescente. Caiu para 101.744 em 2005 e para 100.816 no final do primeiro trimestre de 2007.

O SindBancários distribuirá aos funcionários da agência Alfândega balões com o slogan da campanha, que serão soltos das janelas do prédio, colorindo o céu da cidade e chamando atenção para carência funcional da Caixa em nível nacional.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram