Porto Alegre “abraça” o Banrisul nesta sexta-feira

(Porto Alegre) O edifício-sede do Banrisul, no centro de Porto Alegre, vai receber um abraço simbólico e caloroso nesta sexta-feira, dia 3, a partir das 16h. Banrisulenses, bancários de outras instituições, professores estaduais, servidores públicos, CUT e deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul se darão as mãos em apoio à PEC e ao substitutivo contra a venda de ações do banco. A atividade, promovida pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e Federação dos Bancários do RS (Feeb-RS), ocorrerá após a assembléia do Cpers/Sindicato.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o significado da venda dos papéis do Banrisul na Bovespa. “O banco perderá o seu caráter público a partir do momento que vai atender aos interesses dos investidores”, adverte o presidente do Sindicato dos Bancários, Juberlei Baes Bacelo. O momento, destaca, é de redobrar as forças em busca de adesões ao movimento em defesa do patrimônio dos gaúchos. “Não podemos deixar que o Banrisul perca seu caráter social”, reforça o secretário-geral do Sindicato, Fábio Alves.

A manifestação busca pressionar a Assembléia Legislativa a aprovar projetos que impeçam nova venda do capital social do banco para pagar as contas do Estado. Como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que condiciona à autorização da Assembléia venda de 5% do capital social de empresas públicas. Os bancários apóiam substitutivo da Stela Farias, Gerson Burmann e Raul Carrion que veta uso dos recursos da venda de ações do banco para fundos financeiros que o governo pretende criar. Para a categoria, os fundos não cumprem legislação previdenciária e não serão administrados pelo IPE.

Fonte: Seeb Porto Alegre

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram