Pesquisa da UnB revela que estresse afasta 1,3 milhão do trabalho

Cerca de 1,3 milhão de brasileiros tiveram de se afastar do trabalho em 2008 por conta de problemas de saúde relacionados ao estresse. Os dados são de uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), divulgada no começo de abril deste ano.

Dentre os principais problemas causados pelo estresse estão a depressão, alcoolismo, hipertensão, dor de cabeça, dentre outros. As maiores causas são o assédio moral e a pressão excessiva.

“As doenças da mente representam cada vez mais um fator importante [de afastamento no trabalho], com maior curso e duração, e estão crescendo em quantidade. Há um custo social alto para o governo e para a sociedade. É preciso acordar para isso”, disse, para o portal R7, Anadergh Barbosa Branco, professora de Medicina do Trabalho da UnB e autora do estudo.

Anadergh acrescenta que a falta de um exame preciso que comprove distúrbios psicológicos faz com que os funcionários nesse estágio de estresse não saibam lidar com o problema, assim como a maioria das empresas, que veem os sintomas como “frescura”.

Sintomas

Um dos sintomas do estresse é o estado constante de tristeza ou preocupação, de acordo com Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (Associação Internacional de Cuidados com o Estresse, em tradução do inglês).

Ela cita, também, sintomas físicos como tensões musculares, dores de cabeça e dores no intestino. Também há sinais emocionais, como ansiedade, culpa, depressão e raiva, que levam a ações inadequadas e “explosões” no trabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram