Paralisação contra demissões no HSBC continua forte em Curitiba

Manifestações não param e aumentam pressão para suspender dispensas

Os protestos e paralisações contra as demissões realizadas pelo HSBC completaram nesta quinta-feira (13) uma semana em Curitiba e região. Continuam fechadas todas as 29 agências da capital paranaense, além dos Centros Administrativos HSBC Palácio Avenida, Kennedy, Xaxim e Vila Hauer. Estão funcionando apenas as agências da região metropolitana, exceto a unidade de Pinhais, que aderiu hoje à paralisação.

No interior do Paraná permanecem paralisadas 23 agências.

Histórico

Na quinta-feira (6), o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região foi surpreendido com o início de um processo de demissões em massa no HSBC, que atingiu mais de 100 bancários em apenas um dia. Desde então, o banco está demitindo trabalhadores de vários setores. As estimativas são de mais de 800 demissões já realizadas em todo o país.

Desde a última sexta-feira (7), o Sindicato vem realizado manifestações e paralisações nas agências e centros administrativos do HSBC.

Após inúmeras tentativas de diálogo, o banco compareceu nesta quarta-feira (12) à audiência mediada pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e informou que, no seu entendimento, não se trata de dispensas coletivas.

O procurador do MPT-PR, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, orientou o banco inglês a suspender as dispensas e iniciar uma negociação com os representantes dos trabalhadores. Ele também estabeleceu um prazo de cinco dias consecutivos, até segunda-feira (17), para o HSBC se manifestar a respeito das providências a serem tomadas.

Uma reunião de negociação entre a Contraf-CUT, Fetec-CUT-PR e os Sindicatos de Curitiba e São Paulo será realizada nesta quinta-feira, às 16h, na capital paulista.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram