Página do jornal ‘ABCD Maior’ é censurada no Facebook

Sem qualquer motivo, explicação ou possibilidade de defesa, a página do jornal ABCD Maior está arbitrariamente excluída do Facebook desde 26 de dezembro. O periódico, que também conta com versão impressa, buscou ao menos seis contatos com a empresa a partir das centrais disponibilizadas pela própria rede social, recebendo respostas genéricas, com informações vagas. O Facebook acatou unilateralmente uma “denúncia” contra o jornal, sem dar possibilidade de defesa.

“Estamos sem saber os motivos pelos quais fomos bloqueados. Queremos, ao menos, o direito de nos defender. Esperamos o restabelecimento de nossa página para levarmos informação de qualidade para os três milhões de moradores do ABC Paulista”, afirma Walter Venturini, diretor do jornal.

O ABCD Maior é reconhecido como um veículo de mídia alternativa. E, por isso, não foram poucas as ameaças sofridas nas redes sociais. Por diversas vezes, campanhas para realização de denúncias em massa foram sugeridas contra o ABCD Maior; o fato ocorreu em coberturas jornalísticas distintas e recentes, como as ocupações das escolas estaduais de São Paulo e durante a votação dos Planos Municipais de Educação pelas câmaras do ABC Paulista, que abordaram o debate da igualdade de gênero e diversidade nas escolas.

As campanhas de difamação eram públicas. Para isso, seria suficiente uma leitura nos comentários proferidos por alguns leitores nas postagens que continham os temas citados.

Por isso, o jornal ABCD Maior lamenta o ocorrido e espera o restabelecimento da comunicação no Facebook, onde tinha até o fim de dezembro mais de 113 mil seguidores, para que os leitores do ABC Paulista tenham a oportunidade de ter acesso a novas alternativas de informação na região.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram