Observatório Social debate sobre o papel das redes nos movimentos sociais

8ª Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical promoverá a troca de experiências entre sociedade civil e sindicatos a respeito do trabalho em rede

Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, o Instituto Observatório Social realiza a oitava edição da Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical. Lançada com o objetivo de aproximar empresas, sindicatos e sociedade em torno de assuntos comuns, a conferência deste ano trará como tema Redes a Serviço do Movimento Social e da Ação Sindical e promoverá o diálogo, a reflexão e a troca de experiências sobre conceitos de trabalho em rede e as vantagens oferecidas às organizações.

Dentre outros temas, “Redes” foi escolhido por representar uma grande estratégia atualmente, uma vez que a constituição de redes em multinacionais tem fortalecido a organização dos trabalhadores, auxiliado na troca de informações e nas negociações coletivas, além de favorecer o diálogo social. Durante os dois dias, serão realizados debates, apresentações e mesas redondas, onde será discutido como as redes influenciam nas relações de poder, como cada membro se coloca e atua dentro de diferentes redes e qual o tipo de aprendizagem é necessário para atuar em rede.

Está confirmada a presença de representantes de redes de trabalhadores em empresas multinacionais do ramo químico, metalúrgico, comerciário, bancário e da sociedade civil, que apresentarão a dinâmica de suas redes, contarão a experiência da construção e da evolução de cada uma, e debaterão como elas se comunicam interna e externamente. Também serão apresentadas ferramentas de comunicação e de tecnologia utilizadas a serviço das redes, e casos de sucesso em diferentes setores.

A conferência acontecerá em São Paulo (SP), é aberta ao público, com inscrição gratuita e vagas limitadas. Mais informações sobre o evento, programação e inscrições podem ser acessadas no site www.os.org.br/peas.

Pesquisa e Ação

A Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical é um evento anual promovido pelo Instituto Observatório Social. Lançada com o objetivo de trazer para a pauta social temas pesquisados pelo Observatório Social, a primeira edição da Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical foi realizada em Agosto de 2001, em Florianópolis (SC).

Ao longo dos anos, a conferência ampliou as discussões acerca dos direitos dos trabalhadores e das responsabilidades das organizações, e passou a envolver todos os setores da sociedade em seus debates. Dessa forma, o evento tornou-se uma plataforma de debates capaz de envolver o movimento sindical e a sociedade em torno de assuntos comuns, como meio ambiente, responsabilidade social e discriminação.

A 8ª Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical é uma iniciativa apoiada pelas centrais sindicais FNV (Holanda) e DGB-Bildungswerk (Alemanha), pelo Centro de Solidariedade da AFL-CIO (EUA.

Observatório Social

O Instituto Observatório Social é uma organização que analisa e pesquisa o comportamento sócio-trabalhista de empresas multinacionais, nacionais e estatais em relação aos direitos fundamentais dos trabalhadores brasileiros. Fundamentado pelas convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o IOS realiza estudos e pesquisas que tratam de liberdade sindical, negociação coletiva, trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação de gênero e raça, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, além do impacto das relações comerciais brasileiras no mercado de trabalho.

Criado em 1997 pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o IOS conta com o apoio do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec), do Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), e da Rede Inter-Universitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram