Nova Revista dos Bancários avalia Campanha 2012 e celebra 20 anos da CCT

Os sindicatos de bancários de todo o país estão distribuindo nos locais de trabalho a nova edição da Revista dos Bancários, publicação já tradicional da Contraf-CUT. Um dos destaques é o balanço da Campanha Nacional 2012, onde a categoria mais uma vez deu uma grande demonstração de capacidade de luta e de unidade nacional, conquistando aumento real de salário pelo nono ano consecutivo, além de outros avanços econômicos, sociais e políticos. Outro destaque é o aniversário de 20 anos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários.

Clique aqui para ler a versão on-line da Revista dos Bancários.

“Em 1992, há exatos 20 anos, os bancários assinaram pela primeira vez a Convenção Coletiva, que garantiu à categoria os mesmos salários e os mesmos direitos em todo o território nacional. Primeiro, nos bancos privados e estaduais. E a partir de 2004 também nos bancos públicos federais”, afirma o editorial assinado por Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

“Essa é uma conquista histórica e única no Brasil, fruto da ousadia, da coragem dos bancários para a luta, da sua capacidade de organização e da busca permanente da unidade nacional”, salienta.

Entre as conquistas da Campanha 2012, a revista destaca o aumento real, a valorização do piso e a elevação da PLR. Com os ganhos da remuneração, os bancários injetarem R$ 7,6 bilhões na economia brasileira, estimulando a produção e o consumo.

Na área da Saúde do Trabalhador, os bancários conseguiram acrescentar três novas cláusulas na CCT, fato inédito nos últimos anos. Em relação à pauta da Igualdade de Oportunidades, os bancários conquistaram a realização do 2º Censo da Diversidade em 2014 com planejamento em 2013. Outro avanço é o projeto-piloto de segurança bancária, já em discussão com a Fenaban.

Há também textos sobre as principais conquistas nos bancos públicos federais e estaduais, mostrando a importância da estratégia de campanha unificada.

A publicação traz matéria em que o ex-presidente Lula afirma que a CCT dos bancários é um exemplo para os trabalhadores do Brasil. Há ainda textos sobre a importância das mesas temátivas e os próximos desafios, como a regulamentação do sistema financeiro e a geração de empregos, buscando mais contratações e combatendo a rotatividade e a terceirização.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram