No MT, banc rios fazem arrastÆo pra alertar dos perigos das LER

(Cuiabá) Comprometido com a saúde dos trabalhadores do ramo financeiro, o Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso realizou nesta quarta-feira, 28 de fevereiro e Dia Mundial de Combate à Ler/Dort, um arrastão na Rua Barão de Melgaço, na região central de Cuiabá, a fim de informar e conscientizar a categoria sobre os riscos da Ler/Dort.

 

Durante a atividade, os sindicalistas distribuíram kits com material informativo e massageadores anti-estresse para as mãos em forma de coração. Com a iniciativa, a população considerou válida a atitude do Sindicato e quis também ter acesso aos exemplares do kit. “Essa é uma atitude que ressalta o valor das iniciativas do Sindicato. É uma forma de reconhecimento do nosso papel social”, afirma o secretário de Saúde do SEEB/MT, João Luiz Dourado.

 

Percorrendo as agências do Banco Rural, Banco Simples, Sicred, Bic, Itaú, Sudameris, Unibanco, HSBC, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finasa, Banco da Amazônia, e Aymoré Financeira, todas na mesma rua, a passagem do grupo foi disseminando pelo caminho, dados sobre a preocupação que cada trabalhador deve ter com as doenças ocupacionais, geradas principalmente pela cobrança do cumprimento de metas excessivas, e porque não dizer, exaustivas.

 

“Desde 2000, o Sindicato encampou a luta pelo investimento dos bancos na melhoria dos locais de trabalho. Sabemos que isso ainda está longe de ser resolvido, mas hoje temos a plena certeza que a categoria está muito mais consciente”, explica o presidente do Sindicato, Eduardo Alencar.

 

O número de bancários afastados por problemas de saúde é tão grande, que recentemente o Ministério da Previdência re-enquadrou os bancos de ‘leve risco’ para ambiente de trabalho de ‘grave risco’. Com isto, as instituições financeiras vão pagar mais sobre a folha de pagamento ao INSS para o seguro acidente de trabalho, de 1% para 3%. Fato esse que já demonstra o tamanho do problema que a categoria bancária enfrenta.

 

Fonte: Neila Gonçalves – Seeb MT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram