No dia da Mulher, sindicatos da Bahia organizam protestos contra Bush

(Salvador) A reunião da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) para o 8 de março, Dia Internacional da Mulher e data marcada para a visita de George W. Bush ao Brasil, somou mais de 70 dirigentes de 50 entidades sindicais, estudantis, comunitárias, femininas e do movimento popular. O encontro, no Centro Brasileiro de Solidariedade entre os Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), definiu que a bandeira do "Fora Bush e sua política, do Brasil e da América Latina" unificará as manifestações de amanhã, que vão denunciar o caráter imperialista da agressão ao Iraque, o criminoso bloqueio a Cuba e as tentativas de imposição de acordos de livre comércio que submetem as economias dos países e aprofundam a miséria entre os povos.

 

Conforme as lideranças femininas presentes à reunião, o tema da paz está intimamente ligado à luta das mulheres. Para as organizadoras, a visita de Bush ao Brasil será uma grande oportunidade de dizer em alto e bom som o quanto ele é uma persona non grata para todas as mulheres do Brasil.

 

Passeata em Salvador

Caixões, bonecos gigantes com a imagem de Bush, tambores, faixas, bandeiras e muitas palavras de ordem, vão dar o tom dos protestos que trabalhadores, estudantes, sindicalistas e entidades dos movimentos sociais prometem fazer para marcar a passagem do presidente norte-americano, George W. Bush. Em Salvador, milhares de pessoas participam de grande passeata do Campo Grande ao Centro Histórico, amanhã, a partir das 14h. Segundo Adilson Araújo, membro da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e dirigente da CUT-Bahia, esta é uma grande oportunidade de o povo brasileiro ir para as ruas e manifestar repúdio contra o imperialismo e as ações de terror que os EUA vêm impondo sobre os povos de diversas nações. Além do Brasil, outros países latinos estão organizando fortes manifestações contra Bush, responsável pelas guerras contra o Afeganistão, em 2001, e o Iraque, em 2003. A viagem "diplomática", que inclui passagem pelo Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala e México, faz parte de uma turnê latino-americana e representa uma contra-ofensiva, face às alianças do Mercosul e ao fracasso dos Estados Unidos no processo de implantação da Alca.

 

Noite da mulher bancária

O Sindicato dos Bancários de Itabuna já definiu as atividades políticas e de comemorações ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher.  A programação começará com um ato político na Praça Adami, a partir das 10 horas, com o manifesto “Em Defesa da Vida e da Valorização do Trabalho da Mulher”, onde sindicalistas e lideranças políticas saudarão a importância da data para a luta de emancipação das mulheres. À noite, acontecerá um evento festivo, a partir das 18 horas, na Pizzaria & Cantina La Lucca, onde a cantora Cida Berger apresentará música de boa qualidade, com um repertório especial de MPB e rock pop nacional e internacional. (CUT, CUT-BA e SEEB/Itabuna)

 

Fonte: Feeb Ba-Se

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram