Mulheres marcham e reafirmam o dia de luta no Espírito Santo

No centenário do 8 de março como Dia Internacional de Luta da Mulher, as trabalhadoras capixabas, negras, camponesas, indígenas e quilombolas ocuparam as ruas do Centro de Vitória denunciando a exploração, a violência e a opressão as quais são submetidas diariamente. Nem a chuva tirou o ânimo das mulheres.

Num dia de luta que vem sendo apropriado pelo patronato e a mídia em comemorações que não valorizam as conquistas femininas e os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, centenas de capixabas marcharam da Praça de Jucutuquara até o Palácio Anchieta, onde as diversas organizações, entidades e movimentos sociais presentes fizeram falas de protesto e reivindicação.

Divididas em seis alas, cada uma delas representada por uma cor, as mulheres se mobilizaram pelo fim da violência e do racismo, pela redução da jornada de trabalho, contra a mercantilização do corpo feminino e contra as transnacionais, os latifúndios e a monocultura e em busca de políticas públicas específicas eficazes.

O Sindicato dos Bancários/ES participou da marcha compondo a ala vermelha, que tratou das reivindicações trabalhistas. De acordo com Lucimar de Souza Barbosa, da Secretaria de Relações Sindicais da entidade, o centenário do 8 de março é um momento importante para celebrar nossas vitórias, assim como intensificar nossas lutas. “Recentemente conquistamos a ampliação da licença-maternidade, uma vitória importante para a mulher bancária, mas ainda há muito o que conquistar. A igualdade de tratamento nos locais de trabalho, o fim do assédio moral e do assédio sexual, a reorganização do trabalho doméstico com responsabilidades compartilhadas entre homens e mulheres, entre outras”, ressalta Barbosa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram