Morre ex-ministra Luiza Bairros, aos 63 anos

É com profundo pesar que a Contraf-CUT recebeu,  nesta terça-feira (12), a notícia do falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. Ela estava com 63 anos e lutava contra um câncer no pulmão. A informação foi confirmada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, do Governo da Bahia, onde Luiza residia.

Natural de Porto Alegre, ela era graduada em administração pública e de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em Salvador, recebeu o título de mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Luiza, que era doutora em sociologia (Universidade de Michigan – USA), foi uma das políticas mais atuantes nas áreas de negritude e de gênero.

Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia e ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de 2011 a 2014, durante o primeiro governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Antes, atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU) e em programas das Nações Unidas (ONU) contra o racismo em 2001 e em 2005. Também foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia (Sepromi).

Dentre as honrarias recebidas na vida pública estão a medalha Zumbi dos Palmares (2011), emitido pela Câmara Municipal de Salvador, o título de Cidadã Baiana (2013), concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia, além do diploma Bertha Lutz, em março deste ano, entregue pelo Senado Federal a pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e a questões de gênero no Brasil.

Em sua página na rede social Facebook, Dilma Rousseff lamentou a morte da ativista. "Meus sentimentos à família, aos amigos e companheiros de luta. Estejam certos que sua lembrança guiará a todos nós na luta pela igualdade racial e de gênero. Sempre nos sentiremos honrados pelos anos de convívio com Luiza Bairros".

O governador da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte de Luiza por meio das redes sociais. "Negra, mulher e militante! Luiza Helena Bairros nos deixou na manhã de hoje. Sua morte é uma grande perda para o Brasil. Ex-secretária de Promoção da Igualdade Social da Bahia e ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial do País, Luiza, em toda sua trajetória, prestou importantes contribuições ao povo brasileiro, lutando sempre pela igualdade racial e o combate a violência contra as mulheres. Fomos colegas de governo, e pude acompanhar de perto os progressos conquistados em prol das mulheres baianas. Que as bandeiras defendidas por Luiza Helena sigam presentes em nossa luta, porque ainda há trabalho a fazer para acabar com a discriminação e com a violência. Deixo meus votos de pesar à família e aos amigos", disse.

Por meio de nota, a Sepromi lamentou a morte da ex-secretária. Ela ficou à frente da pasta entre 2008 e 2011. "Luiza Bairros foi, sem dúvidas, uma das principais protagonistas no trabalho pioneiro da Sepromi. Assumiu a pasta quando a Bahia começava a pensar seriamente as políticas de igualdade de gênero e raça, no âmbito governamental", afirmou a atual titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, externando solidariedade à família.

O sepultamento de Luiza será na quinta-feira, 14 de julho, às 15 horas, na Capela 9 do Cemitério João XXIII, em Porto Alegre.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram