Mês das Mulheres: CUT/DF debaterá sobre igualdade de oportunidades

CUT-DF

Para a Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), o 8 de março está longe de ser apenas uma data comemorativa. A Central reserva a data, intitulada como o Dia Internacional da Mulher, para realizar um balanço sobre os avanços e retrocessos das lutas feministas e traçar novas ações para a construção de um mundo mais justo. Em 2009, a CUT relança nacionalmente a “Campanha por igualdade de oportunidades: na vida, no trabalho e no movimento sindical”, proposta pela Secretaria Nacional sobre a Mulher Trabalhadora.

Em Brasília, o pré-lançamento desta campanha será aliado a um debate sobre um de seus eixos de trabalho – a luta por creches – que acontecerá no dia 5 de março, às 14 horas, no Centro de Ensino Médio 04 da Ceilândia. A Central ainda realizará no dia 7 de março um ato político, no Parque da Cidade de Brasília, a partir das 9 horas.

O debate do dia – “Creches: garantia de direitos e papel das políticas públicas para a construção da autonomia das mulheres”, é organizado em parceria com a Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), e terá a participação da Marcha Mundial das Mulheres, Conselho Tutelar e Promotoria Pública da Ceilândia. Após a atividade, palestrantes e participantes seguirão em passeata até um prédio próximo.

O local, inicialmente construído para ser uma creche, foi recentemente destinado a outra atividade. Os manifestantes solicitarão a devolução deste e de outro prédio existente na cidade (onde hoje funciona o CRAS) reivindicando que os espaços sejam transformados em creches públicas.

Já o ato público realizado no Parque da Cidade se apoiará basicamente em panfletagens e ações de cidadania, como orientações sobre a prevenção ao câncer de mama, colo do útero e doenças laborais, orientações sobre combate à violência contra a mulher, documentação civil, etc. O ato ainda reserva espaço para show musical com Isaberg. A cantora brasiliense promete animar o público interpretando canções de Chico Buarque, Marisa Monte, Gilberto Gil, Caetano Veloso e outras pérolas da MPB.

A CUT-DF ainda apóia várias outras atividades realizadas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram