Mediador da DRT propõe que Banestes negocie acordo coletivo

(Vitória) Em audiência de mediação realizada nesta quinta-feira, 11, o auditor da Delegacia Regional do Trabalho do ES, Roberto Cavalcante Leão Borges, propôs ao Banestes que aceite negociar os “pontos específicos de interesse local, como forma de evitar percalços futuros para ambas as partes”. A mediação foi solicitada pelo Sindicato dos Bancários do ES, que desde agosto vem tentando abrir as negociações da pauta específica dos funcionários na Campanha Nacional 2007.

Na avaliação do presidente do Sindicato, Carlos Pereira de Araújo (Carlão), o fato de o Banestes ter atendido ao convite da DRT é um bom indicativo. “Esperamos que, agora, a direção do banco reflita sobre o pedido do representante da DRT e reabra o canal de negociação”, afirmou Carlão. Na DRT, Carlão lembrou que a negociação de acordo específico com o Banestes é feita há vinte anos, só sendo interrompida no ano passado.

Os representantes do Banestes, Maria Augusta Carlete, gerente de Recursos Humanos, e Stephan Schneebeli, advogado, apenas informaram a posição da direção de não negociar nada além da Convenção Coletiva Nacional. O Sindicato cobrou o cumprimento da cláusula do aditivo que garante o pagamento da gratificação semestral para todos os empregados. Em resposta, a representação patronal afirmou que toda a Convenção será cumprida.

Entre as reivindicações específicas dos empregados estão as perdas salariais desde 1994 (37,02%, já considerando os 6% garantidos na mesa da Fenaban deste ano). Desse total de perdas, 26,10% referem-se aos anos em que o Banestes deixou de cumprir a Convenção Coletiva. Os 8,66% restantes são perdas que ainda não foram negociadas com a Fenaban.

Assembléia
Os funcionários do Banestes realizam assembléia da Campanha Salarial 2007 na quarta-feira, dia 17, às 18h30, no auditório do Sindicato dos Bancários/ES. “É fundamental a participação de todos para fortalecer o nosso movimento pela abertura das negociações”, afirmou o diretor do Sindicato André Sabino.

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram