Marcha obt‚m conquista in‚dita sobre sal rio m¡nimo e IR

(Brasília) Além da elevação do salário mínimo para R$ 380,00 (o que representa aumento real de 5,3%) e da correção de 4,5% da tabela do IR para 2007, os trabalhadores alcançaram uma conquista inédita com a Marcha capitaneada pela CUT no dia 12 de dezembro em Brasília, que teve a participação destacada dos bancários.

Pelo acordo fechado com o governo federal na madrugada da quarta-feira 20 de dezembro, de 2008 a 2010 o salário mínimo terá aumento real equivalente ao crescimento do PIB e a tabela do imposto de renda também será corrigida em 4,5% a cada ano, recompondo as perdas do governo FHC. Todas as centrais sindicais participaram da Marcha e do acordo com o governo.

“Até mais importante que o índice é que o acordo estabelece, após vários anos de pressão por parte das centrais sindicais, uma política de valorização do salário mínimo”, chama a atenção Artur Henrique da Silva Santos, presidente da CUT.

Além disso, a data de pagamento dos reajustes do salário mínimo será antecipada. Em 2008 o mínimo será pago em março, em 2009 em fevereiro e em 2010, continuando assim por todos os anos seguintes, o pagamento chegará em janeiro.

O acordo estabelece ainda que de quatro em quatro anos as centrais sindicais e o governo farão a revisão da política de valorização do salário mínimo, a partir de indicadores sociais e econômicos que serão definidos em conjunto.

“Esse acordo inédito abre a possibilidade de estabelecermos uma política salarial para todos os trabalhadores e da redução da jornada de trabalho sem diminuição do salário”, antevê Jacy Afonso, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília e tesoureiro da CUT nacional.

O acordo entre as centrais sindicais e o governo será agora submetida ao Congresso Nacional.

 

Fonte: Seeb Brasília

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram