LER/Dort: Banc rios fazem atividades no Estado do RJ

(Rio) O Sindicato dos Bancários do Rio e o Sinttel fizeram ontem uma manifestação em frente ao INSS para marcar o Dia Internacional da Conscientização sobre as LER/Dort. Os sindicalistas protestaram contra as empresas, que não investem em prevenção, apesar dos altos lucros. No setor bancário, estima-se que 40% dos trabalhadores sejam portadores de algum tipo de lesão. Os manifestantes também protestaram contra os peritos do INSS que dão altas precoces e registram as lesões como doença e não como acidente de trabalho. “O problema deste registro é que os trabalhadores afastados por doença ocupacional, ao retornarem ao trabalho, têm estabilidade de seis meses, enquanto os afastados por acidente de trabalho têm estabilidade de um ano”, esclarece Almir Aguiar, diretor de saúde do Sindicato do Rio.

 

Trabalhadores lesionados estiveram presentes ao ato, demonstrando publicamente o sofrimento causado pelas doenças adquiridas no desempenho de suas funções. Foram distribuídos panfletos sobre das LER/Dort para informar a população sobre o desenvolvimento das lesões. A atividade contou com a presença do deputado estadual Gilberto Palmares (PT) e de representantes do ex-deputado Carlos Minc (PT). O Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense também participou da manifestação.

 

No próximo dia 06, às 17h, a delegada regional do trabalho do Rio de janeiro, Dra. Lívia Arueira, participa de reunião do Coletivo de Saúde do Trabalhador da CUT-RJ em que será debatida a Lei 11.430. Publicada em 26 de dezembro, a lei inverte o ônus da prova para comprovação de nexo causal. Segundo o texto, em caso de doença ocupacional, é a empresa que tem que provar que o problema de saúde do empregado não tem relação com sua atividade profissional. Antes desta lei, era o trabalhador que tinha que provar a relação entre seu adoecimento e o dia-a-dia da profissão.

 

Campos dos Goytacazes 

Como acontece há vários anos, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes (RJ) esteve durante todo o dia de ontem visitando as agências da base, entregando boletim informativo sobre a LER/DORT.

 

Esta atividade é parte integrante e o início de uma campanha de alerta e esclarecimentos sobre este malefício que afeta um grande número de trabalhadores em nosso país e, em especial, trabalhadores bancários. No boletim distribuído, os bancários foram informados sobre formas de se dectar a doença (sintomas) e a melhor maneira de se prevenir.

 

Fonte: Feeb RJ/ES e Seeb Campos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram