Juros do cheque especial e empréstimo pessoal sobem em janeiro, diz Procon

As taxas de juros médias do empréstimo pessoal e do cheque especial subiram neste mês, em relação a dezembro, segundo revela pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pela Fundação Procon de São Paulo.

A taxa média do empréstimo pessoal ficou em 5,34% ao mês, 0,07 ponto percentual acima do que o verificado em dezembro, quando a taxa era de 5,27%.

Segundo o Procon, a única alteração foi promovida pelo Bradesco, que elevou a taxa de empréstimo pessoal de 5,50% para 6%, o que significa um acréscimo de 0,5 ponto percentual, representando uma variação positiva de 9,09% em relação à taxa de dezembro do ano passado.

Já na taxa do cheque especial, a média mensal verificada foi de 9,13% ao mês, 0,01 ponto percentual acima da anterior. Neste caso, o Bradesco novamente foi o único a aumentar a taxa, de 8,4% para 8,45%.
O estudo verifica as cobranças dos sete maiores bancos do país, tomando para comparação o empréstimo para um período de 12 meses e o cheque especial para 30 dias.

Os valores são médios e variam de banco para banco, podendo ser maiores ou menores, conforme a relação do cliente com a instituição.

Por banco

Dos bancos analisados, as menores taxas para empréstimo pessoal neste mês podem ser encontradas no HSBC, de 4,30% ao mês. Já o Itaú apresentou a maior taxa para essa modalidade de crédito neste mês, de 6,02%.

No caso do cheque especial, a Caixa mantém a menor taxa dentre os bancos analisados pelo Procon, de 7,15% ao mês. Já o Safra apresenta a maior taxa para essa modalidade de crédito, de 12,30% ao mês.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram