Itaú Unibanco troca executivos e bancários cobram condições de trabalho

O Itaú Unibanco vem promovendo uma reestruturação entre seus altos executivos, fato que ocorreu recentemente na área de varejo da empresa, com a troca do antigo vice-presidente da área Geraldo Carbone por Marco Bonomi. A mais nova modificação ficou por conta do setor de Gestão de Pessoas do banco, assumido agora por Zeca Rudge, vice-presidente que respondia pela seguradora, acumulando ainda os setores de marketing e relações institucionais, que já estavam sob seus cuidados.

“A expectativa dos bancários é que as modificações no alto escalão também reflitam em mudanças positivas a todos os trabalhadores, principalmente aos que estão na linha de frente do banco”, defende Jair Alves, um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco, que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco.

Segundo o dirigente sindical, são inúmeras as reclamações recebidas dos trabalhadores sobre cobranças de metas abusivas e insatisfação com as condições de trabalho, entre outras questões. “Toda essa situação faz com que o funcionário adoeça e acabe por pedir demissão, como vem acontecendo em um volume bastante significativo”, afirma Jair. “Esperamos que as mudanças venham melhorar a vida de todos os funcionários do banco, e não de apenas uma parcela privilegiada da empresa”, completa.

Para Márcia Basqueira, diretora da Contraf-CUT e funcionária do banco, a perspectiva é que com as recentes mudanças, especialmente na gestão de pessoas, os olhos do RH foquem nos gestores. “Que essa alteração venha refletir em melhores condições para que os gestores possam de fato conduzir suas atividades. O que se observa hoje é um gerente operacional atuando no caixa, sendo obrigado a vender, o que lhe impossibilita de fazer a gestão das pessoas. Isso porque não há organização e recursos para exercê-lo”, sustenta Márcia.

Mudanças

Ricardo Marino, que cuidava da área de Gestão de Pessoas (RH), fica a partir de agora responsável pelas operações na América Latina, além de assumir o assento no conselho de administração do banco português BPI, no qual o Itaú detém participação. Marino é filho de Milú Villela, uma das maiores acionistas do grupo Itausa.

Para o lugar de Zeca Rudge, na direção da seguradora, foi apontado Marcos Lisboa. Desde que o Itaú comprou uma participação relevante do capital da Porto Seguro, as carteiras de seguros de veículos e residências migraram para a nova empresa fruto da associação, reduzindo o tamanho das operações de seguros dentro do Itaú.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram