Itaú comemora recordes às custas da exploração dos bancários

O banco Itaú tem obtido recordes em muitas áreas, principalmente, quanto à abertura de contas pessoa física (PF). Mas, assim como o Banco do Brasil, o Itaú também tem obtido outros resultados, não tão dignos, que dizem respeito à forma como esses lucros recordes têm sido obtidos.

Os bancários do Itaú estão adoecendo cada vez mais com transtornos psicológicos. “Recentemente duas funcionárias de agências de Cuiabá ficaram afastadas, por mais de um ano com alto grau de depressão. Além disso, ainda há cinco funcionários com LER/DORT, dentre dos quais, três preencheram o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). Não dá para entender como o Itaú tem coragem de comemorar recordes, se esses só existem à custa da cobrança de metas insuperáveis de seus funcionários”, relata o secretário de Formação Sindical do Seeb/MT e funcionário do Itaú, Natércio Brito.

Para a diretora do Sindicato dos Bancários e também bancária do Itaú, Vania Schembek, assim como no Banco do Brasil, também no Itaú é preciso criar ações de combate a esses tipos de abusos. “Se considerarmos a proporcionalidade de funcionários com os demais bancos que também apresentam problemas no quadro funcional (Bradesco e Banco do Brasil) estatisticamente, o Itaú está com um quadro muito aquém do necessário”, afirma a diretora.

Por isso, o Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Mato Grosso entende que é necessário que haja um plano de ação sindical capaz de esclarecer que os recordes conquistados pelo banco, não são revertidos em nenhum momento, em melhorias para os funcionários.

“Será preciso ‘desmascarar’ o Itaú, de forma a pressioná-lo a contratar e valorizar sua equipe em nível nacional, pois seus funcionários estão trabalhando acima de seus limites, sejam eles físicos, emocionais ou psicológicos”, explica Vania.

Analista de Recursos Humanos do Itaú visita o Sindicato em Cuiabá

A preocupação com a atual política do Itaú quanto ao quadro de funcionários não poderia deixar de direcionar a pauta da reunião realizada entre a diretoria do Seeb/MT e o analista de Recursos Humanos do banco, Walmir Toledo de Oliveira, que esteve nesta sexta-feira, 28, na sede da entidade em Cuiabá.

“O Sindicato está ciente que os funcionários do Itaú estão sendo submetidos à uma exploração da mão-de-obra sem precedentes, já que o número reduzido de bancários e o crescimento astronômico do banco, vêm obrigando a equipe à cumprir metas abusivas, para a geração de lucros cada vez mais altos, à custa de estresse e depressão, comprometendo assim, a saúde dos trabalhadores”, disse o secretário de Formação Sindical ao representante do banco.

O sindicalista ainda aproveitou a oportunidade, para citar casos ocorridos na base do Seeb/MT, onde há vários bancários lesionados por LER/DORT e com problemas de depressão, tudo, devido a uma jornada de trabalho estafante. Além disso, também foi cobrada a ampliação da rede conveniada do plano odontológico Interodonto, principalmente, no interior do Estado.

Diante desses fatos o presidente do Sindicato, Arilson da Silva, reiterou a importância de um bom relacionamento entre o movimento sindical e o banco, já que isso contribui em benefício e conquistas à categoria. “Mais deixamos claro que os interesses dos trabalhadores serão sempre prioridade”, finaliza.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram